Visite em Rio Negro a exposição da 19ª Primavera dos Museus
Há 2 meses
Por Assessoria

Nesta segunda-feira ocorreu em Rio Negro a abertura da 19ª Primavera dos Museus, no Museu Histórico Professora Maria José França Foohs (anexo ao Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa).

O tema para 2025 é “Museus e Mudanças Climáticas”, que gera uma reflexão sobre como a crise climática afeta não apenas o meio ambiente, mas também o patrimônio cultural e as comunidades.

A exposição está disponível de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. E aos sábados e domingos das 13h30 às 17h.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As atividades foram variadas e envolventes durante o evento de abertura da exposição. A turma do 4º ano da Escola Municipal Vereador Ricardo Nentwig participou da criação de maquetes, mostrando de forma criativa como as mudanças climáticas impactam o planeta e como podemos agir para minimizar esses efeitos.

Também há no local uma exposição de fotos que retratam a beleza da natureza e os desafios trazidos pelo clima em nossa região, sensibilizando o público pela imagem. Além disso, também há uma “cabine de escuta”, onde os visitantes podem compartilhar ideias e suas percepções sobre como os museus podem atuar no combate às mudanças climáticas. Um vídeo educativo, frisando o tema e o papel do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), também é exibido.

A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo IBRAM, com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema.

Essas ações reforçam que os museus não são apenas espaços que guardam memórias, mas também lugares de transformação social. Eles aproximam a ciência, a cultura e a participação comunitária, inspirando mudanças de atitude e promovendo o diálogo entre passado, presente e futuro em busca de um mundo mais consciente e equilibrado.

    Click Riomafra
    © 2025. Click Riomafra. Todos os direitos reservados.