Vistoria digital de veículos é implantada em Rio Negro

Por Gazeta de Riomafra - 27/01/2016

Vistoria digital de veículos é implantada em Rio Negro (1)

Desde o último dia 18, o processo de transferência de documento veicular no Detran do Paraná possui uma nova taxa de cobrança referente a vistoria eletrônica no valor de R$ 43,30, a qual é cobrada junto a guia do processo solicitado. A nova inspeção digital é realizada através de fotos do veículo e o laudo fica registrado no sistema. O processo continua padrão, porém agora é mais rápido e seguro para o usuário, sem acúmulo de papel ou burocracia.

O Detran do município de Rio Negro já esta utilizando a nova tecnologia, a qual vem facilitado o trabalho no processo de documentação veicular, pois no sistema antigo apenas uma assinatura registrava a inspeção. “A vistoria fica registrada e pode ser consultada pelo cidadão através do sistema”, afirma Michelly Veiga, assistente do Ciretran de Rio Negro.

O aplicativo desenvolvido em parceria pelo Detran, Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e Sindicato dos Despachantes do Estado (Sindepar) teve os testes iniciais e o treinamento dos vistoriadores realizado em 2015, sendo que os treinamentos e a capacitação dos despachantes e vistoriadores serão mantidos pelos próximos anos.

Como funciona

Um aplicativo de celular permite que os servidores do Detran e os despachantes credenciados ao órgão façam a vistoria passo a passo, com inclusão de fotos, observações relevantes e dados de identificação do veículo. A vistoria será totalmente digital, feita no celular e transmitida pela internet diretamente para o sistema do Detran, os procedimentos serão acompanhados em tempo real e o cidadão terá mais segurança no processo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O projeto é único no Brasil e apresenta um roteiro em que são preenchidas informações de placa, número do Renavam e chassi do veículo, além de incluir fotos de cada item vistoriado, como lacre, motor, frente e traseira do veículo, itens de segurança e até mesmo danos encontrados.

Em contato com o Detran de Mafra, foi informado que o município bem como o estado já possui a tecnologia implantada desde 2015.

Vistoria digital de veículos é implantada em Rio Negro (2)

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.