
Cerca de 200 gestores e técnicos municipais participaram, nos dias 8 e 9 de outubro, em Foz do Iguaçu/PR primeiro seminário estadual de capacitação do Programa BenefÃcio de Prestação Continuada (BPC) nas Escolas. Campo do Tenente foi representando pela Secretária de Saúde Karina Negrelli, Secretária de Educação Marilene Hornick e Angela Santos Dias, diretora de desenvolvimento social e cidadania, O objetivo é capacitar os profissionais para o desenvolvimento de ações que estimulem o acesso à educação de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com algum tipo de deficiência.
A primeira etapa de capacitação no Paraná é voltada a gestores e técnicos dos municÃpios que não renovaram a adesão ao BPC na Escola. A segunda etapa também será realizada em Foz do Iguaçu, englobando novos municÃpios. Numa terceira etapa, a capacitação será levada para as cidades que aderiram e renovaram o programa.
Acompanhamento – Entre as atividades previstas no Seminário está o treinamento para aplicação adequada de questionário domiciliar para identificar as barreiras que impedem as crianças e adolescentes com deficiência de acessar a escola. A partir da identificação das dificuldades existentes, são realizadas ações com acompanhamento dos beneficiários.
A capacitação inclui debates sobre temas relacionados a direitos humanos, necessidades especÃficas de pessoas com deficiência como atendimento especializado e ações que estimulem as potencialidades das crianças beneficiárias do programa.
Campo do Tenente já confirmou a adesão no programa, a participação é muito importante, pois as ações buscam garantir a essas crianças e adolescentes o direito à educação, conjugado a outras ações nas áreas de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos. O programa é desenvolvido de forma intersetorial e a gestão é compartilhada entre União, Estados e municÃpios, mas a responsabilidade da adesão é das prefeituras.
