O grupo 1, sairá da localidade de Ribeirão as 08hrs da manhã e o grupo 2, da igreja matriz as 07 hrs, para se encontrarem ao pé da montanha.

Como ocorre todos os anos, sempre na sexta- feira santa, a tradicional e regionalmente famosa , subida ao Morro da Santa Cruz (localidade de Santana), deve ter um espetáculo ainda mais bonito e incomum esse ano (se o tempo colaborar). A subida ao morro da Santa Cruz na sexta-feira de paixão é uma antiga tradição dos fervorosos fiéis católicos tenenteanos, há muitos anos, fazendo parte da história – religiosa do município e incrementando o chamado turismo religioso local.
A subida ao morro é algo realmente inesquecível, mesmo para aqueles que a – realizam anualmente. Imagine para aqueles que a – fazem pela primeira vez. Todo os anos, novos fiéis – peregrinos se encontram ao pé da montanha rochosa e a – sobem rezando, cantando, louvando e relembrando a paixão e morte de Jesus Cristo. Há anos também, um grupo de peregrinos saem a pé de Curitiba, (cerca de 100 kms) e se encontram com o grupo que sai da igreja matriz, para juntos realizarem a caminhada ao morro. “De alguns anos para cá, também aumentou o número de jovens de regiões vizinhas, como Quitandinha e outros que participam da caminhada da fé e devoção”, comenta feliz o pároco local: Padre Stanislaw Gogulski. Nós também estaremos lá na sexta-feira santa, para mais uma vez conferir de perto a beleza que o morro com suas exuberâncias e sua visão privilegiada proporciona, e as belas cenas de fé e emoção, que a sagrada caminhada nos possibilita. Para este ano a pequena capela localizada no alto do morro, recebeu melhorias da administração municipal, para receber as centenas de peregrinos, oferecendo um visual renovado, como essa especial ocasião exige. O grupo 1, sairá da localidade de Ribeirão as 8h da manhã e o grupo 2, da igreja matriz as 7h, para se encontrarem ao pé da montanha.
