Um decreto baixado pela Secretaria de Estado da Educação definiu a sede da Gerência Regional de Educação (Gered), no municÃpio de São Bento do Sul, como local para a escolha de aulas para professores contratados na modalidade temporária (ACT)

- Foto: Ilustração
Para os professores que residem em Itaiópolis, Mafra e outros municÃpios do Planalto Norte e que pretendem dar aulas vinculadas à rede estadual de ensino, na modalidade contrato temporário (ACT), a escolha de aulas será feita na sede da Gerência Regional de Educação (Gered), no municÃpio de São Bento do Sul. Algumas vezes o processo seletivo aconteceu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Mafra (SDR), o que facilitava o deslocamento dos interessados, pois o municÃpio de Mafra fica mais próximo das cidades de Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo entre outras.
Segundo Emilia Herbst, da gerência de educação de Mafra, o local definido para este ano que é São Bento do Sul foi definido por decreto, baixado diretamente pela Secretaria de Estado de Educação. No decreto, consta a informação que a escolha de aulas deve ser na sede da Gered, portanto, em São Bento do Sul. Segundo Emilia, no ano passado os interessados que pretendiam ingressar como ACT e que moram em Campo Alegre, por exemplo, tiveram que vir a Mafra para a escolha de aulas. Isso quer dizer que não há nenhum empecilho quanto à cidade sede para a escolha das aulas.
As escolhas de aulas iniciam no próximo dia 24 e encerram no dia 30 de janeiro. A Gered de São Bento do Sul faz parte da SDR de Mafra e há uma distorção de interpretação pelos candidatos, segundo os responsáveis pela escolha das aulas. Segundo Elenice Kotovicz, que é integrador de registro escolar da Gered de São bento do Sul, a escolha das aulas deve ser feita na Gerência de Educação e não na Secretaria de Desenvolvimento Regional. Para ela o edital publicado no site está claro e não deixa duvida. “A primeira chamada vai ser feita na sede da Gered em São Bento do Sul, mas nada impede que outras chamadas sejam feitas em Mafra, na SDRâ€, explicou Elenice.
A gerente regional de educação de Mafra Marlise Conte reforçou as informações e disse que estão sendo seguidos os procedimentos da Secretaria de Estado da Educação, que foram publicados inclusive através de normativa no Diário Oficial. Segundo Marlise, em anos anteriores o que acontecia era a abertura de precedentes, no caso de Mafra, mas a escolha de aulas deve ser feita na Gered, que se localiza em São Bento do Sul. A escolha de aulas para os ACT 2011 será realizada na sede da Gered, na Rua Wolfgang Amonn, 54, Centro – São Bento do Sul. Todas as informações podem ser obtidas na Home Page da Secretaria de Estado da Educação no endereço http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/act/2011.
