Secretário da Saúde de Itaiópolis garantiu a vereadora Marlete Arbigaus (PP) que o Posto de Saúde do bairro Lucena não será fechado. O que vai acontecer é o desmembramento de algumas famílias dos bairros Vila Nova, Nova Brasília e Santo Antonio para serem atendidas pelo novo ESF Vila Nova, que está em fase de construção

Os moradores do Conjunto Habitacional Lucena (Cohab) estão preocupados com a especulação de que o Posto de Saúde será fechado nos próximos dias. O entendimento, dos moradores, é que a Secretaria de Saúde vai transferir toda a demanda para uma nova unidade de atendimento, denominada Estratégia de Saúde da Família (ESF), que está em fase de construção no bairro Vila Nova.
Os comentários geraram polêmica nos moradores do bairro Lucena e dividiram opiniões. Atendendo aos anseios daquela comunidade e também do presidente da Associação de moradores Gilmar Osório, a vereadora Marlete Arbigaus (PP), conversou com o secretário municipal da Saúde Rodrigo Malat. De acordo com o chefe da pasta da saúde o posto de saúde do bairro Lucena vai permanecer com as atividades de atendimento normais. O que vai mudar, após a inauguração do novo ESF no bairro Vila Nova são as famílias atendidas.
De acordo com Malat, haverá desmembramento de algumas famílias que residem no bairro Vila Nova, Nova Brasília e Santo Antonio e que atualmente estão sendo atendidas pelo PSF Lucena. Segundo moradores do Conjunto Habitacional Lucena, há um movimento contrário ao fechamento do posto, caso isso viesse acontecer. O PSF do bairro Lucena existe há 19 anos. A vereadora Marlete disse que ao visitar moradores, sentiu repressão, caso a secretaria encerre as atividades do PSF Lucena.
Faixas de protesto já foram confeccionadas, caso necessário. Mas, conforme justificativa do secretário da Saúde, a nova unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) do bairro Vila Nova vai vir para desaglutinar à demanda do bairro Lucena. Será formada nova equipe de saúde para bem atender a população. A vereadora Marlete e o presidente Gilmar se colocam a disposição para defender os interesses da população do bairro Lucena.
