A reunião do poder legislativo foi realizada em dois atos; solene e extraordinário e contou com a presença do prefeito em exercÃcio Alfeu Schneider (PMDB). Ainda, durante a reunião, foram eleitos os presidentes das comissões técnicas legislativas
Depois de sessenta dias de recesso, em virtude dos feriados de final de ano, a Câmara de Itaiópolis retomou as atividades do poder legislativo para o biênio 2011 – 2012. A Casa, que tem nova formação da mesa diretora, agora é comandada pelo vereador Guido Gilmar Tureck (PMDB). A primeira sessão do ano, de forma solene, aconteceu na terça-feira, 15 de fevereiro. Vazia de público, as atividades decorreram de forma breve, sem nenhum parlamentar inscrito para oratória na tribuna.
Alguns vereadores alegaram falta de publicidade através de emissoras de rádio, assim como acontecia em 2010, consequentemente limitando o discurso ao espaço fÃsico da câmara, ou, talvez, a uma pequena fatia de internautas que acompanham os trabalhos em tempo real. No primeiro encontro, apenas o vereador Wilson Marciniack (PPS) se ausentou. O vice-prefeito Alfeu Schneider (PMDB), que substitui interinamente o prefeito do municÃpio, também participou da reunião. Em discurso sucinto, Schneider pediu harmonia entre os poderes executivo e legislativo, além de pedir mais trabalho em prol exclusivamente dos munÃcipes. O vice em exercÃcio desejou sucesso e paz no trabalho dos vereadores, destacando aos parlamentares que ainda estão por vir notÃcias boas ao municÃpio. Ainda, durante a sessão solene, apenas um vereadores do PSB fez uso da tribuna.
Depois de encerrada a sessão solene de abertura dos trabalhos na casa, que durou poucos minutos, o presidente iniciou a sessão ordinária, tratando dos assuntos alinhavados na pauta legislativa. Como não haviam oradores inscritos para pronunciamento, a reunião se limitou a leitura da ata da última sessão ordinária, realizada em dezembro do ano passado e também a leitura dos expedientes recebidos pela casa. Presidida pelo peemedebista Tureck, a nova mesa é secretariada pelo também vereador do PMDB Julio Panchiniak, que pediu dispensa da leitura da ata, assim como fazia o então secretário Francisco Kuiava (PMDB). A leitura foi delegada a uma funcionaria da Câmara. Por fim, os trabalhos da primeira sessão ordinária se encerraram com a eleição dos presidentes e membros das comissões técnicas legislativas. O ex-presidente da Casa, vereador Alcides Nieckarz (PSB), apresentou um documento que foi elaborado em comum acordo entre os vereadores que representam os partidos polÃticos na casa. Na lista estavam os respectivos nomes e as sugestões para a ocupação dos cargos nas comissões.
A sugestão do vereador foi aceita pela mesa. Com a nova formação das comissões técnicas, pode haver a fragilização da hegemonia assegurada pelos vereadores da base do governo, durante os anos de 2009 e 2010. A nova composição das comissões técnicas traz na função de presidente parlamentares de oposição ao atual governo. Em suma, a eleição para um bom entendedor meia palavra basta. A próxima sessão ordinária na câmara acontece na segunda-feira, 21 de fevereiro. A reunião pode ser apreciada diretamente na Casa, por transmissão via rádio ou ainda através do site na internet www.camaraitaiopolis.sc.gov.br
Como ficaram compostas as comissões técnicas legislativas:
Comissão de redação, legislação e justiça
Presidente: Alcides Nieckarz (PSB)
Membro: Julio Panchiniak (PMDB)
Membro: Leandro Ruy Kuiavski (PP)
Comissão de finanças, orçamento e contas do municÃpio
Presidente: Orlando Zwarzerski (PSDB)
Membro: Francisco Kuiava (PMDB)
Membro: Marlete Arbigaus (PP)
Comissão de transporte, obras e serviços públicos
Presidente: Francisco Kuiava (PMDB)
Membro: Wilson Marciniack (PPS)
Membro: Paulo Sergio Mirek (PSDB)
Comissão de educação, cultura, saúde e assistência social
Presidente: Marlete Arbigaus (PP)
Membro: Alcides Nieckarz (PSB)
Membro: Orlando Zwarzerski (PSDB)
Comissão de agricultura, meio ambiente, indústria e comércio
Presidente: Wilson Matias Marciniack (PPS)
Membro: Paulo Sergio Mirek (PSDB)
Membro: Julio Panchiniak (PMDB)
