Em visita ao gabinete do deputado Silvio Dreveck, na Assembleia Legislativa (ALESC) a vereadora Marlete Arbigaus (PP), fez a entrega de três importantes projetos para captação de recursos ao município, dentre eles, aquisição de aparelho de mamografia para o Hospital Santo Antônio, recuperação do calçamento na Cohab Lucena e construção de uma creche no bairro Paraguaçu

A vereadora Marlete Arbigaus (PP), de Itaiópolis esteve no dia 21 de fevereiro, em Florianópolis. O objetivo da visita a capital do estado foi entregar alguns projetos para captação de recursos ao município de Itaiópolis, através do gabinete do deputado estadual Silvio Dreveck (PP). Na oportunidade a parlamentar entregou os projetos diretamente nas mãos do deputado Dreveck, solicitando recursos financeiros ao Município de Itaiópolis.
As proposituras da vereadora através do deputado é adquirir um aparelho de mamografia para a Fundação Municipal Hospitalar Santo Antônio. “Esse aparelho é muito importante para a saúde preventiva da mulher Itaiopolense”, explica a vereadora. Segundo Marlete, o público feminino de Itaiópolis atualmente é encaminhado para a realização de exames, pela Secretaria Municipal de Saúde via TFD (tratamento fora domicílio) ao município de Joinville. “Esse tramite resulta em longas filas de espera levando as mulheres a permanecer por longo período na espera para realizar o exame”, justifica a parlamentar. Esse translado para outros municípios, na opinião da vereadora, impossibilita as mulheres que vivem no campo de serem contempladas também com o exame, pois o meio de transporte sai ainda de madrugada de Itaiópolis. “É fundamental que as mulheres realizem o exame de mama, que permite detectar anormalidade e iniciar o tratamento de forma precoce, quando detectado qualquer tipo de anomalia logo em fase inicial”, disse a vereadora.
Outro projeto apresentado pela vereadora Marlete ao deputado Dreveck visa captar recursos financeiros e vai de encontro a reivindicações da comunidade do bairro Lucena. A proposta é angariar fundos para confecção de calçamento no Conjunto Habitacional Lucena (Cohab), pois a situação de tráfego no local é deplorável. “Na Cohab Lucena residem aproximadamente 110 famílias e o calçamento daquelas ruas encontram-se em estado precário, sem condições de tráfego”, fundamenta a parlamentar.
Pela Cohab Lucena circula diariamente veículos de transporte coletivo levando pessoas do bairro para trabalhar em empresas como o Frigorifico Tyson e a Embraco. O conjunto Habitacional Lucena possui Centro Comunitário, PSF, comércios, igreja, capela e creche.
A vereadora Marlete, também solicitou ao deputado progressista a destinação de emenda parlamentar para a construção de uma Creche no bairro de Alto Paraguaçu. “O município tem carência na disponibilização de vagas nas creches, devido à expansão da cidade com a instalação de novas empresas as creches que existem não estão conseguindo suprir a demanda de crianças”, destaca. No bairro de Alto Paraguaçu já foi realizado um levantamento enumerando o número de crianças que também precisam de vaga para a creche. A obra, segundo a vereadora, é um anseio dos moradores do bairro Paraguaçu. O bairro está localizado há sete quilômetros da sede e possui núcleo urbano, composto por aproximadamente 2.500 habitantes e 860 famílias entre o bairro e comunidades adjacentes. A cultura que predomina no Paraguaçu é de origem Polonesa. O local está inserido no roteiro Nacional do IPHAN possuindo número expressivo de casas comerciais, uma escola estadual atendendo aproximadamente quatrocentos alunos. “A falta de uma creche no Paraguaçu traz inúmeras dificuldades as mães que necessitam trabalhar”, finaliza a vereadora Marlete Arbigaus. O deputado Dreveck disse que vai analisar os projetos com carinho e canalizar todos os recursos possíveis para Itaiópolis. O aparelho de mamografia, segundo Silvio, deve ser viabilizado através do próprio governo estadual.
