Fetaesc mobiliza mulheres da Astramate para a “Marcha das Margaridas”

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 14/03/2011 - 09h26

Na manhã da última sexta-feira, dezenas de mulheres que fazem parte da região da Astramate, estiveram reunidas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaiópolis, com objetivo de discutir sobre a marcha das margaridas de 2011. Representantes de 13 Sindicatos da região participaram do encontro. Os trabalhos foram conduzidos por Maria das Graças Felisberto Daraos, coordenadora estadual de mulheres trabalhadoras rurais e diretora da Fetaesc.

Segundo Maria, o objetivo do encontro é mobilizar as trabalhadoras da região da Erva Mate para a marcha das margaridas 2011. A proposta, segundo a coordenadora, é resgatar a história das agricultoras que trabalham na região da Astramate. A coordenadora disse que essas atividades melhoram a auto-estima das mulheres, além de relembrá-las de que todos os direitos adquiridos pela categoria foram através de muita luta e esforço. Esse tipo de mobilização faz parte do movimento sindical, que vem atuando há anos junto aos agricultores. Lutar pela implementação de políticas públicas é uma das diretrizes do movimento.

A marcha das margaridas aconteceu pela primeira vez no ano de 2000, tendo como temas a violência contra as mulheres, e também contra a fome no país. Essa é a quarta edição da marcha, que vai homenagear a sindicalista Margarida de Maria Alves, que foi assassinada no estado da Paraíba. As razoes para a marcha de 2011 são pelo desenvolvimento sustentável, pela igualdade, liberdade e pela autonomia. Ao final do encontro as mulheres foram convidadas para um almoço de confraternização.

Saiba mais

Margarida Maria Alves foi presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Alagoa Grande. Filha mais nova de uma família de nove irmãos, foi ela que esteve à frente, enquanto sindicalista rural eleita para a presidência do sindicato em 1973, da luta por direitos básicos dos trabalhadores rurais em Alagoa Grande, tais como carteira de trabalho assinada e 13º salário, jornada de trabalho de 08h, e férias.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.