Segundo o presidente da Associação de moradores do bairro Vila Nova, a construção dos abrigos (pontos de ônibus) foi possível através de arrecadação de recursos com a realização de feijoada. Outras metas ainda estão previstas, mas a principal é a aquisição de um terreno e construção de centro comunitário no bairro

Com o objetivo de reivindicar melhorias ao bairro e organizar os moradores, a Associação de Moradores do bairro Vila Nova, que teve a nova diretoria eleita no mês de dezembro de 2010, já está mostrando o resultado das primeiras ações em prol da qualidade de vida dos moradores do bairro. Durante a semana passada, a Associação de Moradores, que é presidida por Edione Pickcius (Coquinho), fez a entrega de dois abrigos de passageiros (pontos de ônibus) aos moradores que dependem do transporte coletivo.
O primeiro abrigo, já concluído que foi entregue, está localizado na Rua Padre José Kielczewski (em frente à casa de Valdelírio Pacheco). O segundo abrigo, também concluído, foi confeccionado na Avenida Getúlio Vargas, na esquina com a Rua Reinoldo Hübner. Ambos os abrigos foram construídos na circunscrição geográfica do bairro Vila Nova, onde a Associação tem abrangência de trabalho. Segundo o presidente Edione Pickcius, a construção dos abrigos de passageiros é fruto da realização de uma feijoada no último dia 29 de janeiro de 2011.
A feijoada foi realizada pela Associação de Moradores do bairro Vila Nova, nas dependências do Clube 16 de Abril e contou com a parceria do Centro Espírita Filhos de Maria de Nazaré. Neste evento, cada entidade obteve lucro de R$ 1.016,00 e, segundo o presidente Edione, com o recurso foi possível edificar os abrigos para passageiros no bairro Vila Nova e aplicar em outras melhorias ao bairro.
A associação de Moradores pretende realizar mais um evento para arrecadar fundos para continuar aplicando nos anseios da comunidade Vila Nova. Conforme Edione, no próximo dia 26 de março, a Associação vai realizar em parceria com o Clube 16 de Abril e o Centro Espírita uma costelada de fogo de chão. O cartão será vendido a R$ 15,00 e todo o dinheiro arrecadado será aplicado de acordo com os interesses de cada entidade, sempre buscando a satisfação do coletivo.
Hoje o bairro Vila Nova conta com 450 famílias e a Associação também tem um clube de mães. Segundo o presidente Edione, a Associação está em fase final das tratativas com a Prefeitura, para a aquisição de um terreno de aproximadamente 600 m², que será doado pelo poder público para a construção de um centro comunitário no bairro Vila Nova. Essa é uma das prioridades com maior urgência, da Associação. Para o clube de Mães, segundo o presidente, a meta é adquirir máquinas de costura, e outros artigos (agulhas, pincéis, tintas e fios) para a realização de trabalho artesanal. “Isso possibilita a inserção da mulher nas atividades da associação, sem contar que é uma alternativa de renda”, avalia o presidente Edione. A diretoria da Associação de Moradores do bairro Vila Nova eleita em dezembro de 2010 ficou assim composta:
Presidente: Edione Pickcius
Vice – Presidente: Marta Elisete Gelbcke
Primeiro tesoureiro: Gilberto Sebben
Segundo tesoureiro: Luis Carlos Zeskozki
Primeiro Secretário: José Julcemar Zielinski
Segundo Secretário: Tatiane Kraieski
Diretor de eventos: Edinei Worm
Segundo diretor de eventos: Ló Geraldo
Conselho Fiscal: Antonio Pacheco – Ervino Tyszka – Celito Pacheco Sobrinho – Joana Rudnick – Evaldo Müller de Souza.
