Quem trafega pelas vias do perímetro urbano; quem mora em algumas ruas do centro ou vier de outras cidades para a Páscoa vai se surpreender. Pelo menos cinco ruas do centro foram revitalizadas com pinturas das sarjetas, desobstrução de bocas de lobo e limpeza das laterais

Quem vier passar o feriado de Páscoa em Itaiópolis vai se surpreender. O turista ou o Itaiopolense que está morando em outra cidade e vier visitar familiares e amigos vai se deparar com uma cidade mais bela. Durante a semana que passou, as principais ruas do centro urbano que tem calçamento receberam um tratamento de beleza e recuperação. A Prefeitura de Itaiópolis, através da Secretaria de Viação e Obras Públicas iniciou uma operação de limpeza e pintura das sarjetas de cinco, das principais ruas e avenidas que cortam o perímetro urbano. Os trabalhos compreendem a pintura da sarjeta (meio – fio) na cor branca e também das entradas residenciais, na cor amarela.
A operação também contempla a limpeza das laterais das vias (capinagem do matagal que encobre o meio – fio e remoção de terra, areia e entulho), além da desobstrução de pelo menos cinco bocas de lobo. Trafegar pelas ruas que estão sendo revitalizadas agora é prazeroso. Além de limpas, o leito da via está demarcado, com o branco que se impõe nas sarjetas.
“A Gazeta de Itaiópolis” entrevistou o atual secretário de Obras, Claudinor Krajevski. De acordo com o secretário, na sua trajetória a frente da secretaria de obras, uma vez que já atuou como secretário e assumiu a função de chefe de departamento por duas vezes, embelezar e manter as vias urbanas conservadas e limpas sempre foi uma das suas preocupações. Segundo Krajevski, a operação de limpeza e pintura nas vias é para impressionar os Itaiopolenses que virão para o feriado da Páscoa, além de elevar a estima dos moradores. Conforme o secretário, para deixar a cidade mais bela não requer quantias elevadas de dinheiro, mas sim organização, conhecimento e boa vontade. Desde que assumiu a pasta de obras, Krajevski luta pelo contentamento da população, no que diz respeito a uma cidade limpa, bem conservada e também as vias rurais encascalhadas e patroladas.
Há menos de três meses na função de secretário, a população já sentiu os reflexos de uma gestão que entrou para trabalhar e melhorar a vida dos munícipes. Itaiopolense de coração, o secretário explicou que trabalha para atender aos anseios da sociedade, independente da sigla partidária e que para isso tem contado com o apoio dos demais funcionários da Secretaria de Obras. Para Krajevski, a meta e concluir as operações de melhoramento das vias até o feriado da Páscoa, mas ele lembra que para o final do ano o centro será lembrado novamente. As ruas que já receberam melhorias são a Manoel Pedro da Silveira, Coronel Antônio Correa, Osmar Semmer – Avenida Tancredo Neves, Avenida Getúlio Vargas e Rua Duque de Caxias. A meta, conforme o secretário é melhorar esteticamente essas cinco vias, que cortam o centro no sentido Norte – Sul (Perpendiculares). As paralelas, como é o caso Rua Costa Carvalho, Rui Barbosa, Alfredo Fernandes Luiz também devem ser revitalizadas, mas na medida do possível, segundo o secretário.
Ainda, conforme o secretário, o objetivo é montar uma equipe de funcionários exclusivos para reparos nas vias urbanas. “Eles irão iniciar a manutenção no começo da via e só vão encerrar no final, quando tudo estiver conserta e em ordem”, garante o secretário. Atualmente oito funcionários atuam na manutenção das ruas para o feriado de Páscoa. A outra novidade, apresentada pelo secretário, é a confecção de tampas de boca de lobo a base de grade de ferro, que vão substituir as tradicionais feitas em concreto.
“Esse sistema é mais resistente e propicia melhor vazão das águas”, explica Claudinor. O secretário disse que o embelezamento e a valorização do município, se tratando do perímetro urbano, se dão do trevo de acesso a cidade, na BR-116. Para que transita pela SC-419 já pôde observar a limpeza das hortênsias, que até o final de 2010 estavam afogadas em meio ao matagal. Para encerrar, o secretário fez um apelo à população que vive na cidade, pedindo para que colaborem na limpeza das frentes dos terrenos, fazendo a retirada de entulhos e do matagal. Com essas atitudes, o munícipe coopera com o trabalho de conservação das vias realizado pela Secretaria de Obras.
