Durante as solenidades três policiais militares de Itaiópolis foram condecorados com medalhas de mérito. As comemorações do aniversário contaram com vários eventos alusivos e inclusive bolo, que foi degustado por alunos do Proerd

No dia 13 de abril, quarta-feira, a Guarnição Especial (GE) da Polícia Militar de Mafra (SC), completou um ano de existência com a nova nomenclatura. Até então, a organização militar tinha a denominação de 3ª Companhia da Polícia Militar do Planalto Norte do estado. No entanto, segundo autoridades militares, a GE de Mafra já tem potencial para ser transformada em Batalhão da Polícia Militar. O cerimonial alusivo ao aniversário de um ano de GE iniciou por volta das 09h, e reuniu dezenas de autoridades militares, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de cidadãos.
As comemorações de quarta-feira tiveram de inicio a realização de um culto ecumênico, no pátio da GE que foi conduzido pelo Capelão Militar Valdemar. A guarnição especial de Mafra abarca os destacamentos da polícia militar dos municípios de Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo e Mafra. Atualmente a GE de Mafra é comandada pelo major PM Adilson Moreira. Durante discurso ao longo da solenidade, o major Adilson Moreira agradeceu a presença de todas as autoridades e convidados e pediu um instante de silêncio em memória das vítimas da chacina numa escola pública de Realengo (RJ).
Dentre os principais eventos que antecederam o aniversário de um ano de criação da GE, foram realizados vários eventos envolvendo todas as áreas de atuação da guarnição (organizações militares) como torneio de futebol, torneio de tiro policial, entrega de condecorações aos policiais militares, cerimônia religiosa, encontro de confraternização entre policiais militares ativos e da reserva remunerada, além de outras atividades. Durante os atos oficiais, três policiais militares de Itaiópolis foram agraciados com condecorações de mérito pessoal da PM. O brasão de mérito pessoal da polícia militar foi instituído com a finalidade de distinguir os policiais militares que se destacam por seus méritos e aqueles que devam ser recompensados por apresentarem um melhor desempenho profissional, além de estimular o policial militar e elevar o moral.
O soldado policial militar de Itaiópolis Luciano Anatole do Prado foi agraciado durante a cerimônia com o brasão verde 3ª categoria, que é conferido pelos comandos de unidades operacionais. O soldado policial militar de Itaiópolis Helio Sieminski foi contemplado com medalha de mérito por tempo de serviço, na categoria bronze 10 anos de bons serviços prestados. O soldado PM também de Itaiópolis Jair Antônio dos Santos recebeu condecoração categoria prata 20 anos de bons serviços prestados. A entrega das medalhas foi feita por autoridades militares, por membros da sociedade civil e também pelo capelão da PM. O comandante do destacamento da polícia militar de Itaiópolis Alnor Ribeiro também prestigiou o evento de aniversário da GE. O último ato oficial foi a entrega do diploma “Amigo da GE- Mafra”.
Pelo menos quatro autoridades foram agraciadas com o diploma, inclusive o juiz de direito da Comarca de Itaiópolis, que não participou da cerimônia. A polícia Militar de Santa Catarina traz o slogan “Focada no cidadão pronta para o futuro”. O trabalho ostensivo desenvolvido pelos órgãos militares é imprescindível para a ordem pública. No entanto, a PM desenvolve trabalhos educativos como o programa Proerd, que orienta alunos de escolas públicas a evitarem e resistirem às drogas. Um grupo de alunos do Centro de Educação do Município de Mafra (Cemma), que faz parte do Proerd também prestigiou o evento. Para encerrar as solenidades os presentes foram convidados a degustar bolo de aniversário e também entoaram “Parabéns a você”.
