
Das dezenas de associações sem fins lucrativos que atuam em Itaiópolis, a do bairro Vila Nova vem mostrando bons resultados. A associação de moradores é presidida atualmente por Edione Pickcius, o popular “Kokinho”. Em menos de quatro meses de atuação da nova diretoria, alguns eventos já foram promovidos, sempre em parceria com outras entidades.
Os reflexos do dinheiro arrecadado nas promoções, principalmente focas nas iguarias gastronômicas, está sendo investido em beneficio dos próprios moradores do bairro Vila Nova. Nesses meses, pelo menos quatro abrigos para passageiros (Ponto de ônibus) já foram confeccionados nas principais ruas do bairro. O objetivo é proteger as crianças que dependem do transporte escolar, das elevadas temperaturas e também em dias de chuva. No último sábado, o presidente da Associação em parceria com moradores voluntários construíram mais dois abrigos para passageiros.
Um deles foi edificado na Avenida Getúlio Vargas, esquina com a Rua João Semmer e o outro na Rua Padre José Kielcewski, também na esquina com a Rua João Semmer. Abaixo de calor escaldante, o grupo formado por quatro homens não fez corpo mole no último sábado, 16 de abril. Utilizando poucas ferramentas, com muito bom humor os voluntários não mediram esforços para construir mais dois abrigos. De uma esquina para outra, boa parte dos materiais foi transportada ladeira acima nos braços dos voluntários. A estrutura dos abrigos é de metal, mas o nivelamento do terreno e a base em concreto são feitas pelos voluntários.
Parabéns ao grupo, pela iniciativa de trabalhar sem receber nada, tudo pensando no bem comum da Vila Nova. Na sociedade contemporânea, são raras essas atitudes. Afinal, quem sacrifica o conforto do lar, a vida pessoal, o lazer, os esportes, abaixo de muito sol para construir ponto de ônibus?
