Oficialmente a greve dos trabalhadores no serviço público Municipal de Itaiópolis iniciou ontem. A decisão pela greve foi tomada em assembleia, por unanimidade de votos, depois de esgotadas todas as tentativas de negociação do Sindicato com a Prefeitura. A greve vai seguir por prazo indeterminado. A expectativa é que a Prefeitura atenda as reivindicações dos trabalhadores, que pedem 15% de aumento salarial imediato

Presidente do Sindicato Semião Pereira entrega comunicado ao secretário de Administração sobre inÃcio da greve
Cansados de se sentirem menosprezados pela Prefeitura, os funcionários públicos do municÃpio, através do Sindicato dos Servidores, resolveram em assembléia extraordinária, utilizar o último argumento, o último instrumento de pressão; a greve. As reivindicações do Sindicato frente à Prefeitura se estendem desde 2010. O Sindicato reivindica melhores salários aos servidores, aposentadoria especial, e mais segurança e saúde para os funcionários. Depois de inúmeras tentativas na “polÃtica da boa vizinhançaâ€, mas sem resultados positivos, o Sindicato deflagrou oficialmente greve a partir do dia 06 de junho. No entanto, a paralisação dos setores públicos deve iniciar no dia 10 (sexta), em decorrência da notificação da decisão, que deve respeitar 72 horas de antecedência.
A assembléia extraordinária foi soberana na decisão de paralisar os serviços, por prazo indeterminado, até que a Prefeitura se manifeste e oferte proposta aos trabalhadores. Participaram da assembléia pelo menos 80 funcionários, ligados aos setores da Educação, Saúde e Obras. Durante a assembléia, os servidores tiveram a oportunidade de sanar todas as dúvidas de como funciona a greve, os seus benefÃcios e as suas implicações. A assembléia iniciou à s 19 horas, em primeira convocação, mas pela falta de quorum os trabalhos iniciaram à s 20 horas, em terceira e última chamada, com qualquer número de participantes. A assembleia coletiva reconheceu e aprovou por unanimidade a omissão estatal em promover análise e respostas aos pleitos ofertados pelo Sindicato.
A Prefeitura se manifestou, oficialmente, apenas em direção as reclamações dos trabalhadores na área de educação. Mas, sobremaneira, o Executivo alega falta de recursos nos cofres para promover aumento salarial aos trabalhadores. Sequer, a proposta de 15% apresentada pelo Sindicato foi apreciada e discutida pela Prefeitura. No inicio da tarde de terça, 07, o presidente do Sindicato Semião Pereira protocolou na Prefeitura a decisão da assembléia em ingressar na greve. Depois de protocolar o comunicado, o presidente entregou pessoalmente o documento ao secretário de Administração Raul Ferreira, em decorrência da ausência do prefeito do municÃpio. – É importante que a sociedade Itaiopolense entenda a greve como um movimento pacÃfico de valorização e respeito aos funcionários públicos do municÃpio. Nós precisamos do apoio dos munÃcipes.
Além desse apoio, é fundamental que todos os funcionários da Prefeitura também abracem a causa, para que, pelo menos, parte das reclamações do Sindicato seja atendida. Outro ponto importante de ser lembrado é que a greve vale para todos os funcionários da Prefeitura e não apenas para os professores. O Sindicato pleiteia melhores salários para todos os servidores e não apenas para a Educação, assim como alguns servidores estão acreditando – disse o presidente do Sindicato, Semião Pereira.
