Câmara recebe relatório de atividades da ADR – PLAN

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 30/09/2011 - 19h22

A Câmara de Vereadores de Itaiópolis recebeu, na última semana, relatório das atividades desenvolvidas pela ADR – PLAN, que atua no apoio a agricultura familiar do Planalto Norte Catarinense.

A Agência de Desenvolvimento Regional Integrado do Planalto Norte Catarinense – ADR-PLAN é uma organização da sociedade civil de interesse público, fundada em 2003, cujo objetivo é auxiliar pesquisas, projetos e articulações que visem o desenvolvimento social e econômico dos municípios.

Atua fortemente, desde o ano de 2004 no Programa Territórios Rurais coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, onde possibilitou desde o início dos seus trabalhos o fortalecimento e o resgate do capital social envolvido nas atividades e projetos apoiados com recursos do governo federal, onde a ADR-PLAN teve um elo para auxiliar o processo de elaboração de projetos, sua execução e resultados.

Neste período de seis anos de desenvolvimento com base territorial, ocorreu um processo de enriquecimento das ações coletivas entre as entidades da Agricultura Familiar. Além disso, foram estruturadas diversas experiências que já existiam e criadas novas formas de organização para a comercialização e processamento de produtos da agricultura familiar.

Foram investidos recursos em ampliação de obras, melhoria de equipamentos, caminhões e veículos utilitários que permitiram adequar as pequenas organizações para participarem de programas como Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, merenda escolas, feiras orgânicas e mercados maiores. Ao todo nesses seis anos foram aportados mais de 5 milhões de reais em benefício à agricultura familiar organizada no Planalto Norte Catarinense. Isso tudo tem sido um processo muito promissor, em especial, para essa região que teve, historicamente, como uma de suas características, a dificuldade de fortalecimento de suas organizações. Com políticas públicas democráticas é possível mudar essa realidade.

A ADR-PLAN atua como entidade mantenedora dos comitês de bacias hidrográficas do rio Timbó e rio Canoinhas. Os comitês de bacias são órgãos colegiados compostos por representantes da sociedade civil, poder publico e usuários que promovem o debate acerca da água em seus municípios. Trabalham com educação ambiental, monitoramento e acompanhamento da qualidade e quantidade da água onde estão inseridos. Monitoram pontos estratégicos onde anualmente realizam coleta de água e fazem análise de PH, DBO, Coliformes totais e coliformes fecais.

A entidade, preocupada com as características culturais, importantes e que refletem a questões econômicas e de desenvolvimento dos dias atuais, coordena o Ponto de Cultura Portal Cultural O Contestado, que trabalha com o resgate da cultura local e a divulgação da história e da Guerra do Contestado, onde hoje, significativa parte da população local desconhece sua própria história e também aos demais visitantes do município de Canoinhas e região, cumprindo com seus objetivos disposto em ser Art. 3º, inciso IX que diz que a entidade deverá auxiliar na: “Promoção e formação da identidade regionalâ€.

Destaca-se também, a atuação da ADR-PLAN em parceria com a Universidade do Contestado, na coordenação de Projetos para implantação de Unidades de Triagem e Compostagem do Lixo – UTC a fim do município interessado pelo projeto e comprometido com o meio ambiente e as gerações futuras, possibilitar uma destinação adequada ao lixo produzido pelos munícipes.

Desta forma, a entidade está comprometida com a comunidade em que atua, ou seja, todo o território do Planalto Norte Catarinense, a saber: Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras. O presidente atual da ADR – PLAN é Antonio Marinaldo Reinelli.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.