
Com orientação da professora de Artes Maria de Lourdes A. Kühl, os alunos da Escola de Educação Básica Virgílio Várzea apresentaram dois trabalhos bastante significativos para a aprendizagem. O primeiro foi a confecção de Mandalas Decorativas, desenvolvidas por alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio, e como resultado uma belíssima exposição realizada primeiramente na escola, de 09 a 13 de setembro e num segundo momento, no dia 14 de setembro, no calçadão João Paulo II, as pessoas que por ali passaram puderam apreciar os magníficos trabalhos.
O segundo intitulado “Mostra do Folclore” iniciou como um desafio lançado pela professora Maria de Lourdes aos alunos, envolvendo desde a 6ª série do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, totalizando 450 alunos, que em grupos foram buscar na comunidade local, algo relevante relacionado à cultura, tradições, costumes, danças, música, eventos e festas tradicionais, contos, lendas, superstições, crenças, arquitetura, pontos turísticos, cantigas, brincadeiras, culinária e tudo que faz parte da nossa história e da cultura popular do nosso povo, bem como elementos do Folclore Brasileiro e que entre nós são conhecidos, como as famosas lendas do saci-pererê, lobisomem, mula-sem-cabeça, curupira, negrinho do pastoreio, entre outras.
“Descrever é impossível. É preciso ver, apreciar e se emocionar com esta maravilha que resultou na apresentação de aproximadamente 80 trabalhos que serão apresentados para toda a comunidade itaiopolense na Semana de Aniversário da Escola, que coincide também com a Semana de Aniversário do Município. Desde já convidamos a todos para prestigiarem, nas dependências da escola”, disse a professora.
