Aconteceu ontem, 13 de julho, às 19 horas, no Ginásio de Esportes Francisco Linzmeyer, em Itaiópolis, mais uma formatura do Proerd. 162 alunos de dez Escolas Públicas Municipais disseram não as drogas e a violência. Segundo o instrutor do Proerd no município, soldado PM Jorge Denk, o trabalho foi desenvolvido com as turmas do 5º ano das escolas: Rio da Estiva, Belmonte, Poço Claro, Bom Jesus, Renascer, Centro Educativo, Rio da Areia, Seção Schneider, Baia do Itajaí e Nova Esperança.
Participaram também da formatura, autoridades Municipais, o comandante do Destacamento da PM, Alnor Ribeiro, e a comunidade em geral. Todas as crianças vestiam durante a solenidade a camiseta do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. Cada um dos formandos do Proerd 2012 recebeu ao final da formatura, um quadro com sua foto ao lado do instrutor Jorge.
Segundo o soldado Denk, o trabalho nas Escolas foi desenvolvido durante dois meses envolvendo 12 turmas do 5º ano. “Ministrei uma aula por semana em cada turma”, disse o instrutor Jorge.
Durante a solenidade de formatura realizada ontem houve também apresentação da Banda da Casa da Cultura, do Clube dos Desbravadores de Itaiópolis e colaboração de alunos da escola Abelhinha Feliz. Alunos do Projeto Bombeiro Mirim também fizeram apresentação na solenidade.
De acordo com Jorge, instrutor do Proerd, a faixa etária trabalhada são crianças de 10 a 12 anos. As atividades desenvolvidas com as crianças visam à prevenção ao uso de drogas licitas e ilícitas, a convivência social, respeito, ética e moral.
Na última quarta-feira, 11, todos os alunos do Proerd participaram de uma confraternização na Associação dos Servidores Públicos de Itaiópolis (ASPI). Segundo Jorge, foi realizado um piquenique com lanche oferecido aos 162 estudantes, atividades esportivas e ainda, o soldado PM Claiton fez uma apresentação do Canil da Polícia Militar, com demonstrações do trabalho realizado pela cachorra “Cacau”. O encontro iniciou às 10 horas e terminou as 15.
Um dos principais objetivos do Proerd é transmitir uma mensagem de valorização a vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.


