No dia 10 de outubro, por volta das 19h44, a polícia militar de Itaiópolis seguiu até a localidade de Moema, para atendimento de uma intriga doméstica. Segundo informações de Lilian Kito, 27 anos, prestadas a PM, um veículo Fiat/Uno de cor preta e placa de Itaiópolis, que era conduzido por Idanir Kostolowski, que é professora do colégio das irmãs e também conhecida pela alcunha de “Preta”, acompanhada de Márcia Vidal Kostolowski invadiram a propriedade de Lilian.
As suspeitas apedrejaram a residência causando danos nos vidros da casa, mas não conseguiram adentrar. Com a tentativa frustrada acabaram quebrando canos de água e chamaram Lilian para fora. Mas, quando perceberam que Lilian estava tentando pedir socorro por telefone às suspeitas embarcaram no veículo e empreenderam fuga. Logo que adentraram no veículo disparam três tiros com arma não identificada. Na frente da casa de Lilian, efetuaram mais dois disparos.
Quando em fuga com o veículo, lançaram-no contra um motoqueiro identificado como Ederson Kito, 25 anos, que seguia em direção a casa de Lilian para ver o que estava acontecendo. A vítima foi orientada pela PM a registrar boletim de ocorrência na Delegacia da Comarca.
