FOTOS: EDUARDO WIELEWSKI SAO BENTO SUL/SC

Aconteceu nessa semana o 1º Encontro Sindical dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal da Nova Central, no Recanto Champagnat, em Florianópolis. O encontro que durou dois dias, teve ciclo de palestras como base nos temas da Estrutura Sindical e o Plano de Cargos e Salários. A abertura do evento foi realizada por João Domingos presidente da CSPB – Confederação dos Servidores Públicos do Brasil.
O Sindicato dos Servidores Públicos de Itaiópolis foi um dos 30 sindicatos de servidores presentes ao evento que foi organizado pela NCST-SC – Nova Central Sindical de Trabalhadores de SC, em conjunto com a Fetramesc – Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Santa Catarina.
Altamiro Perdoná presidente da NCST-SC abriu o evento agradecendo à grande quantidade de sindicatos de servidores presentes e filiados a Nova Central. “Hoje estamos atingindo mais de 100 sindicatos de diversas categorias em pouco mais de seis anos da NCST-SC. Destes, 28 são sindicatos de servidores públicos.”, disse.
Como o servidor não tem convenção coletiva, o Plano de Cargos e Salários é quem dá a progressão salarial do servidor público. O servidor já sabe antecipadamente as projeções que terá dentro da carreira pública. O reajuste salarial, por exemplo, pode ser regulamentada pelo Plano de Cargos e Salários.
Para o palestrante Sebastião Soares da Silva o principal aspecto na negociação do Plano de Cargos e Salários é uma equipe que tenha confiança e conhecimento. “A mesa de negociação é o espaço de articulação entre os interesses dos trabalhadores e da administração”, avaliou.
Segundo Sebastião nem sempre o reajuste salarial é o mais importante. A negociação pode conquistar outros aspectos econômicos ou sociais, e aumento de benefícios. “A negociação do reajuste pode ser menor, desde que possa obter um plano de cargos e salários, por exemplo”, esclarece.
Para o presidente do Sindicato, Semião Pedro Pereira a participação no evento foi muito produtiva no aspecto legal e técnico em relação ao Plano de Cargos e Salários. “Hoje já precisamos atualizar nosso plano de carreira em Itaiópolis e implantar os planos em Santa Terezinha e Três Barras, que fazem parte do nosso sindicato. Para tanto, também participou da capacitação o nosso delegado sindical de Santa Terezinha, Baltazar Juraszeck”, finalizou Semião.

