
O Prefeito de Itaiópolis, Gervásio Uhlmann (PSC) participou da primeira sessão legislativa solene de instalação da 17ª Legislatura. O ato aconteceu na última sexta-feira, 15 de fevereiro, às 18h15 min. O Prefeito esteve na Câmara acompanhado da secretária da saúde Jocemara Schmitz e da secretária de viação e obras públicas, Vanusa Zabodovske.
O Prefeito e as secretárias de governo, foram convidados a fazer parte da mesa diretora do legislativo. Gervásio foi o primeiro a usar a tribuna livre da Câmara. Ele ao longo de seu pronunciamento citou também a Teoria de Montesquieu. Segundo o prefeito, o filosofo iluminista Montesquieu acreditava também que, para afastar governos absolutistas e evitar a produção de normas tirânicas, seria fundamental estabelecer a autonomia e os limites de cada poder. Criou-se, assim, o sistema de freios e contrapesos, o qual consiste na contenção do poder pelo poder, ou seja, cada poder deve ser autônomo e exercer determinada função, porém o exercício desta função deve ser controlado pelos outros poderes. Assim, pode-se dizer que os poderes são independentes, porém harmônicos entre si.
O Prefeito, ainda, na tribuna, pediu apoio aos vereadores e convidou cada um a visitar seu gabinete no executivo. Gervásio disse que é preciso trabalhar em conjunto, para fazer sempre o melhor para a população de Itaiópolis. “Precisamos resolver os problemas entre nós mesmos, sem precisar procurar outros meios e devemos usar de muita ética em nossos mandatos”, argumentou.
Na ocasião usaram também a tribuna por até cinco minutos os vereadores Francisco Kuaiva, Celestino Smangozeski, Julmar Marcos Zerger, Valdir Venturi, Alcides Nieckarz e Cássio Edmundo Bilicki.
