
Acomunidade do Poço Claro lotou a Câmara de Vereadores de Itaiópolis na última reunião, realizada dia 29 de julho. Os moradores querem saber quando vai retornar o atendimento médico na Estratégia de Saúde da FamÃlia (ESF). Segundo os moradores, o posto de saúde está sem médico há alguns dias. Durante a reunião do legislativo foi lida uma solicitação de informações, apresentada pelo cidadão Silvio José Torquato, que mora em Poço Claro.
A ESF do Poço Claro atende as comunidades de Rio Vermelho I e II e Uvaraneira. A situação de falta de médico também preocupa os moradores das localidades de Rio da Estiva, Contagem, Rio do Tigre e outras pequenas comunidades. Segundo Torquato, na ESF de Contagem Worell também não há atendimento médico, por falta de profissional.
Os moradores, através de requerimento de informações protocolizado na Câmara, querem saber através dos vereadores quando o atendimento médico nas comunidades irá voltar ao normal.
Um vereador da base do governo usou a tribuna. Ele parabenizou a comunidade do Poço Claro e disse que a reivindicação é justa. De acordo com o vereador, o bairro Vila Nova também está sem atendimento médico. Na ocasião, o vereador fez a leitura de um comunicado da secretária municipal da saúde.
Segundo o comunicado, a secretária afirma que está publicado edital de processo seletivo para a contratação de médico para a ESF Integração, que atende as comunidades do Poço Claro e da Contagem Worell e também para contratação de médico para a ESF Vila Nova.
O vereador também informou que as inscrições para o processo seletivo estavam abertas até o dia 2 de agosto, última sexta-feira. Segundo a nota da secretária, se tudo correr como o previsto até a segunda semana de agosto pretende-se realizar as contratações necessárias. De acordo com a Secretaria da Saúde, no mês de junho foi feito processo seletivo para a contração de médicos, onde dois profissionais se inscreveram. Neste processo foi contratado um médico, que já está trabalhando e atendendo as comunidades do Paraguaçu e Iracema. O outro profissional poderá ser contratado somente no mês de outubro, haja vista que está trabalhando no municÃpio de Santa Terezinha.
Segundo o vereador, a Secretaria de Saúde está tomando todas as medidas necessárias, para a contratação de médicos para atendimento da população. Entretanto, a secretária da saúde pede a compreensão de todos, até que as contratações sejam efetivadas.
Finalizando, o vereador explicou da sua iniciativa em parceria com a Secretaria da Saúde, entraram em contato com a médica Daniele Werka, que atende em Mafra. O vereador disse que provavelmente ela vai atender em Itaiópolis, em caráter emergencial, até que os demais médicos sejam contratados através do processo seletivo.
