Primeiro suplente de vereador toma posse dia 19

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 21/08/2013 - 14h54

O vereador Alcides Nieckarz, que teve seu diploma cassado pela justiça eleitoral por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) não participou da última reunião do poder legislativo Itaiopolense, realizada segunda-feira, 12.

Na reunião da última, foi lido nos expedientes da casa Legislativa o decreto de extinção do mandato de vereador. Segundo o decreto legislativo nº 003, a medida aconteceu em decorrência de decisão judicial. O vereador cassado foi diplomado no dia 12 de dezembro de 2012.

Alcides já havia tido seu mandato cassado pela justiça eleitoral de Itaiópolis, no dia 12 de março deste ano. Entretanto, o parlamentar interpôs recurso ao Tribunal Regional Eleitoral, de Florianópolis. Ao analisar os autos a corte decidiu, liminarmente, suspender a decisão da justiça de Itaiópolis, até que o mérito do processo fosse julgado. Nieckarz só permaneceu no cargo até agora através de decisão liminar (provisória).

Mesmo assim, o vereador acusado de compra de votos ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. Dependendo do entendimento da suprema corte, o parlamentar poderá voltar a sua cadeira, novamente através de medida liminar, até que o TSE julgue o mérito.

O ex-vereador Alcides estava no seu terceiro mandato legislativo consecutivo. Alcides foi eleito vereador em 2004, com ampla votação. Ele ocupou também, por dois anos, a cadeira de presidente da Câmara. No seu cargo de presidente realizou uma importante obra, que foi a reforma e ampliação da Casa de Leis. Hoje a Câmara consegue acomodar mais de 80 pessoas sentadas com conforto.

Convocação do 1º Suplente

Na mesma reunião ordinária do legislativo,  também foi lido nos expedientes da Casa à convocação do suplente de vereador. Quem vai assumir a cadeira de Alcides é Leandro Ruy Kuiavski, da coligação “As Pessoas em Primeiro Lugarâ€. O primeiro suplente, de acordo com o oficio nº 142 expedido pela Câmara deve tomar posse no cargo no próximo dia 19 de agosto, às 18h15min.

Kuiavski foi vereador no mandato 2009 a 2012. Concorreu a reeleição para o cargo no último pleito eleitoral, mas acabou não conseguindo se eleger. Pela coligação da qual ele fazia parte foram eleitos os vereadores Celestino Smangozeski e Alcides Nieckarz, ambos do PSD. Já Leandro é membro do Partido Progressista (PP).

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.