Planorte Leite fomenta cadeia produtiva e o desenvolvimento sustentável

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 03/06/2014 - 11h27

Para impulsionar o desenvolvimento de maneira sustentável e gerar trabalho e renda, o planalto norte catarinense lançou na sexta-feira (23) uma importante iniciativa – o Programa Planorte Leite – com apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC). O evento aconteceu no Parque de Exposições Ouro Verde, no município de Canoinhas.

O programa visa estimular o desenvolvimento integrado e sustentável do Planalto Norte de Santa Catarina por meio do fomento da cadeia produtiva do leite, promovendo a organização das instituições, entidades e produtores, com base na produção diferenciada, gerando renda e estabilidade econômica, social e ambiental.

De acordo com o presidente da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense, o programa foi elaborado com apoio de muitas entidades com a intenção de construir uma nova oportunidade de agregação de valor, incentivo para reter o homem no campo e também para resgatar a capacidade produtiva da região, que foi reduzida a 30% se comparada às décadas de 1980 e 1990.

A pecuária de leite foi identificada como uma das atividades mais promissoras para a região, principalmente pelas características regionais e a atual situação macroeconômica do País. Além disso, a atividade pode ser desenvolvida preservando o meio ambiente, fazendo o uso de fontes alternativas de energia, gera renda mensal aos produtores, contribui para a autonomia financeira das mulheres, favorece a sucessão familiar e se constitui em uma alternativa para a diversificação na propriedade rural.

A atividade pode estimular a instalação de novos empreendimentos, a exemplo do comércio de equipamentos, rações, medicamentos, indústrias processadoras, beneficiando assim não somente a produção leiteira, como demais cadeias produtivas regionais.

Participantes

Para participar do programa as famílias deverão integrar um grupo de produtores de leite constituído pela entidade signatária do Programa Planorte Leite; ter a participação mínima de 70% nos encontros programados pelo grupo; ter bloco de notas de produtor rural e estar emitindo mensalmente a nota correspondente a produção de leite e ter adotado as recomendações preconizadas pelos técnicos das entidades signatárias do programa.

Grupo executivo

O coordenador do Planalto Norte de Pecuária da Epagri, Waldemiro Sudoski fez uma explanação sobre o Programa e lembrou que a ideia começou na associação e que o programa deve, ainda, precisar do envolvimento de outras pessoas no processo.

O gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato Noernberg fez um apanhado do lançamento e se disse satisfeito, pois mesmo com a chuva que caia durante todo o dia, a população participou em peso “até mesmo acima do esperado. O planalto norte tem muito valor para o estado e estamos conquistando isso com o trabalho de todos. É um momento muito especial para a nossa região. Falo em nome de todo o grupo executivo do programa e convido que mais pessoas e entidades se juntem a nós. É um trabalho árduo, sabemos das dificuldades que vamos enfrentar, mas em poucos anos vamos transformar o mapa de representatividade da região na pecuária do leite. Hoje é um marco, 23 de maio de 2014”.

O presidente da Amplanorte lembrou que a região está unida já para atrair o campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) e que este é mais um projeto que demanda união para o sucesso absoluto.

O secretário regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, que representou o Governador Raimundo Colombo destacou a iniciativa dos municípios e colocou o Governo à disposição.

Durante a abertura também foi assinado um protocolo de comprometimento entre as autoridades presentes, contendo cláusulas de ajustamento e comprometimento das entidades signatárias para implantação e condução do Programa.

Participaram também do evento os prefeitos da região, vereadores e outras autoridades políticas e de representação.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.