
Dezenas de famílias de Itaiópolis e região prestigiaram, no último dia 27 de novembro, a Festa da Igreja Matriz Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e, em especial, o lançamento da pedra fundamental no terreno onde será edificada a nova igreja matriz da cidade. Um dia de sol, com temperatura amena foi ideal para a celebração religiosa, que aconteceu ao ar livre em frente ao imóvel onde será construída a nova igreja. A Rua Osmar Semmer foi bloqueada com cordão de isolamento, para garantir a segurança dos fiéis no momento da celebração. A santa missa teve início às 10h, e foi presidida pelo padre Ivanor Macieski, da cidade de Joinville.
O pároco da igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, Donizete Henrique Pereira, também participou da mesa da celebração em companhia de outros sacerdotes da região. A cerimônia teve início com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, que também é a padroeira de Itaiópolis. Peregrinos, ministros da eucaristia e fiéis chegaram trazendo a imagem, que deu início a celebração religiosa. A Prefeitura do município decretou oficialmente feriado municipal no dia 27, em comemoração ao dia da padroeira, mas, no entanto, parte do comércio optou por abrir as portas e atender a demanda.
A celebração foi marcada por muita fé, principalmente no “sermão” proferido pelo presidente Ivanor. O sacerdote enfatizou a importância de Maria, na condição de mãe de Jesus. Lembrou a fé que tem na mãe, através de uma medalha que o protegeu de um acidente automobilístico. Ainda, destacou a generosidade e a pureza do coração de Maria. Após findar o ato religioso, passou-se para a instalação e a benção da pedra fundamental no terreno onde será construída a nova igreja. O imóvel está localizado aos fundos da então igreja matriz, mais especificamente na esquina da Rua Rui Barbosa com a Rua Osmar Semmer, local onde existia a casa das irmãs servas de Maria. Participaram do lançamento da pedra fundamental sacerdotes, comunidade, os empresários Elcira Eskelsen e Ivan Carlos Semmer, além de outros e uma representante das irmãs servas de Maria. Durante a ocasião, todas as pessoas e sacerdotes que contribuíram no passado com a evangelização do município foram lembrados. Fotos da construção da torre da igreja e da distribuição de eucaristia foram lembradas.
A programação festiva seguiu durante todo o sábado e o domingo, dia 28. Várias atrações, comidas típicas e devoção marcaram a festa, que teve a visitação da Imagem de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em todas as comunidades rurais do município. O dinheiro angariado com o evento será utilizado na construção da nova igreja. Ainda, para finalizar a celebração, aconteceu uma carreata de automóveis e benção. Os motoristas receberam adesivos da padroeira com a foto do projeto arquitetônico da nova igreja. A carreata percorreu o centro da cidade e bairros. Uma maquete de madeira com o protótipo da nova igreja também foi exibida durante a celebração. O trabalho artesanal foi vendido através de leilão.
