Noite do Patrimônio Cultural é realizada em Itaiópolis

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 29/10/2015 - 20h25

Na noite de quinta-feira (22) a Noite do Patrimônio Cultural foi realizada no Núcleo Histórico Alto Paraguaçu. O evento que faz parte das comemorações dos 97 anos de emancipação político-administrativa do município de Itaiópolis. Durante o evento foi realizado o lançamento do livro “Receitas da Culinária com Tatarcaâ€, organizado pela EPAGRI, apresentando pratos típicos que levam como ingrediente principal o grão triangular que chegou ao Brasil na bagagem dos imigrantes europeus do leste do continente.

O livro “O Patrimônio Cultural da Imigração em Santa Catarinaâ€, escrito pelo arquiteto Dalmo Vieira Filho e publicado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional também foi lançado na ocasião. A noite também teve a apresentação e estréia da peça teatral “Wspomnienia z Polski†(Lembranças da Polônia), encenada pelo Grupo de Teatro Górale da Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis, coordenado pela professora Angela Bauer Vecchiatti, da UnC (Universidade do Contestado). Os convidados puderam acompanhar um espetáculo dinâmico e colorido que relembrou as tradições dos imigrantes e as suas histórias no período da colonização. Ao final, os espectadores puderem interagir com o grupo, seguindo em procissão até a Casa Polaski, onde foi simulada uma típica recepção polonesa durante o período natalino, com direito inclusive a uma farta mesa com o tradicional café polonês.

O evento contou com a presença do prefeito de Itaiópolis, José Heraldo Schritke, do presidente da Câmara Municipal, Waldir Venturi e o secretário do Desenvolvimento Regional da SDR Mafra, Abel Schroeder, além de diversas autoridades locais.

 

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.