Secretário de agricultura e vice-prefeito prestigiam 8º CDA em Bela Vista do Toldo

Publicado por Gazeta de Itaiópolis - 23/02/2013 - 12h44

No último dia 20 de fevereiro o secretário de agricultura Luciano Cordeiro acompanhado do vice-prefeito de Itaiópolis José Heraldo Schritke (PSC), prestigiou a oitava edição do Campo Demonstrativo Alfa (CDA) 2013, na cidade de Bela Vista do Toldo.

O evento também registrou a presença do secretário de estado da agricultura e pesca João Rodrigues, além de diversas autoridades do estado e de vários municípios. Segundo o secretário Luciano, o evento foi excelente para a divulgação de novas tecnologias. O CDA, segundo Cordeiro, traz as novidades em todos os setores agrícolas, sementes, forrageiras, máquinas entre outras. Tudo o que foi apresentado no CDA é comercializado na rede Alfa. A Epagri e a Embrapa também prestigiaram o 8º CDA.

Segundo Luciano, cerca de 1,5 mil pessoas passaram pelo evento somente no dia 20 de fevereiro. Nos três dias, a organização registrou a presença de mais de cinco mil pessoas. De Itaiópolis participaram pelo menos 130 pessoas em ônibus cedidos pela própria Cooper Alfa, além daqueles que se deslocaram por conta própria.

“É o maior evento da região e a Cooper Alfa está de parabéns†disse o secretário Cordeiro.

Secretário estuda possibilidade de adquirir máquina

O secretário Luciano Cordeiro disse que uma coisa do CDA chamou sua atenção e que poderá vir a ser implantada em Itaiópolis. Trata-se de um sistema de silo tipo bolsa plástica. Esse silo já está sendo usado. Segundo Luciano, o silo funciona como um “salsichão†plástico sobre a terra. A silagem é colocada dentro da bolsa e compactada por uma máquina específica. Essa máquina custa em torno de R$ 80 mil. As bolsas têm 61 metros de comprimento e a silagem armazenada resiste por até dois anos, explicou o secretário Cordeiro. Esse novo sistema evita a escavação do solo. Segundo o secretário, a novidade poderá ser trazida para Itaiópolis. “O nosso município está crescendo no setor de bovinocultura de leite. Essa seria uma das alternativas para a Prefeitura apoiar a produção de leite, mas precisamos captar recursos para a compra da máquina de compactaçãoâ€, disse o secretário.

- Publicidade -