Situação na Vila Paraná, em Rio Negro

Publicado por Click Riomafra - 28/06/2013 - 21h26

Rio Negro, PR

Olá. Estou lhes enviando em anexo algumas fotos da vila em que moro (Vila Paraná) para relatar a minha indignação com o descaso das pessoas que jogam seus lixos domiciliares e de quintal, entulhos, móveis velhos, animais mortos. Até mesmo abandonam animais (filhotinhos e grandes) em nossa vila. As fotos são da rua onde moro (Arnoldo Bley), mas acredito  que na vila toda isso acontece, principalmente onde há terrenos baldios, porém esse é no início da rua e a impressão de nós moradores e outras pessoas que passam ali não é nada agradável.

Achamos injusto, pois muitos fazem isso na “cara dura”. Chegam, despejam seu lixo e voltam com o balde ou carrinho de mão como se realmente tivessem jogado o lixo fora. A casa, o quintal deles está limpo e livre de sujeiras, mas isso não dá o direito de sujarem o nosso ambiente com o lixo deles. Até o dia em que começaremos a devolver o lixo no portão da casa deles, aí quero ver. Falar não adianta, porque muitos até debocham da nossa revolta. O que precisamos é de uma lei (que eu acho que deve existir, pois se for analisar isso é crime ambiental), algo que nos auxilie nessa parte, pois pagamos impostos como todos, e merecemos no mínimo uma rua limpa. Como se já não bastasse o mato, os porcalhões jogam seus lixos.

Ainda aproveitando este espaço, existe precariedade na iluminação. Estudantes e trabalhadores que precisam transitar a noite passam apertos e medos em meio à escuridão, pois a iluminação de quem entra na rua é só no asfalto e a próxima é só após passar um matagal onde ficam drogados e “bandidinhos”. Sem segurança, sem limpeza, sem iluminação, será que tem alguma coisa errada aí?

Obs: Junto as fotos tem algumas do alagamento da nossa rua.

- Publicidade -
31 comentários publicados
  1. Josue

    É so tirar os traficantes do bairro. que ja da uma respirada melhor.

  2. moradora da vila indignada

    Oi, vou catar meus galhos de limoeiro de volta… pois acredito que eles não irão se decompor pelos próximos 70 anos….e com certeza estão atrapalhando. Se daqui 70 anos vc ainda estiver sem nada pra fazer e quiser fazer algo útil ao invés de ficar fotografando e reclamando sem tomar atitudes… pegue a terra e leve pra casa pra fazer adubo!!!!!!!!! E plante uma florzinha pra vc regar e pare de encher o saco… ou faça algo descente…Concordo em não jogar entulhos, mas grifar o galho foi complicado…Quanto ao prefeito.. ah, acredito que todos fomos as urnas, para votar… acha que fez sua parte?????

  3. Digo Nada

    O povo quer uma saúde melhor, mas não ajuda o hospital nem com dois reais!

    O povo quer casas novas mas quando tem programas da COHAPAR que praticamente dão as casas, o povo idiota que consegue, vende as casas dos conjuntos e ficam morando em áreas inundáveis!

    O povo quer uma estrutura melhor pelas ruas, quer ruas limpinhas, quer iluminação publica em todo lugar, mas reclama de pagar taxa de iluminação que não é nem 20 reais por ano e quando o IPTU aumenta 5% todo mundo reclama! E sem falar que mais ou menos 30% dos imoveis de Rio Negro esta inadimplente com o IPTU e ainda quando são notificados para pagar, acham ruim e vão desacatar os servidores da Prefeitura!

    O povo diz que é nepotismo colocar os parentes de secretários, bom, talvez não seja bom para a imagem do prefeito fazer isso, mas a lei permite isso, o que não pode é os parentes possuírem cargos de confiança!

    O povo cobra dos vereadores, mas os vereadores são os primeiros a colocarem seus filhos, esposas, noras e genros dentro da prefeitura com o novo mandato!

    E para os Mafrenses que vêm comentar, Rio Negro não tem apenas uma Empresa grande, procure se informar mais, a Souza Cruz ajuda bastante o município, mas tem muitas outras menores que contribuem muito com o município como a madem e a embalplan!

    E não, eu não sou a favor desse governo, não gosto deles, mas o prefeito pegou o trem andando não é bem assim para mudar as coisas e quanto a desviar verbas, é muito mais fácil os funcionários superfaturarem uma nota de almoço, hotel ou outras coisas do que o prefeito mentir para o tribunal de contas que hoje, tem acesso praticamente em tempo real as contas e movimentos da prefeitura! Mas eu pergunto, quem é mais corrupto? o politico ou o empresário que vai participar de uma licitação e superfatura seus serviços ou produtos (ex. pacote de café no mercado R$4,00 ai para a prefeitura eles vendem a R$ 7,00)

    E o que eu acho mais engraçado, o povo acusa os políticos de corrupção, mas na hora de furar uma fila, de tirar vantagem sobre os outros o povo ta la, ou quando não querem ir pra mafra e querem bancar os espertos e vir cortando a fila de carros que vão para a ponte pela pista da esquerda ali na praça e ainda ficam bravos se alguém não cede a vez pra eles!

    Entendam, nós moramos em uma cidade pequena, e o município mal consegue se sustentar, somos totalmente dependentes dos governos estadual e federal, mas só podemos pegar a verba que estiver disponível, o pais não vai criar um programa de verbas por causa do nosso hospital (sem falar que ele não é publico).

    Parem de Reclamar tanto, paguem o IPTU, ajudem o hospital, não joguem lixo por ai, se o terreno ta cheio de lixo, é por que a população joga!

    Nós não estamos na Europa, entendam, e o japão, sabem o japão, então, depois de toda destruição, o povo reconstruiu o pais, não esperou o governo!

    Então, aprendam a Tomar Decisões, tenha iniciativa para melhorar, se não ta bom aqui, podem ir embora, estudem, trabalhem, sei lá, mas é fácil só reclamar e não fazer nada, é fácil criticar!

    Resolvam isso nas Urnas!

    Tenho 20 anos, sou estudante de Administração, e NÃO estou satisfeito nem com a cidade nem com esse pais de merda, por isso ao invés de reclamar estou estudando para sair daqui!

    O povo é acomodado e gosta que façam as coisas por eles.

    O PAIS MUDA QUANDO O POVO MUDA!

  4. Rio Negro

    Nepotismo em Rio Negro pode ?
    O ex-prefeito colocou sua mulher de secretária durante 8 anos e ninguém falou nada !!!

    Agora fizeram nepotismo cruzado:

    O prefeito coloca esposas de vereadores como secretárias e assessora de imprensa e também ninguém fala nada…

  5. Odeio idiotas

    Fui olhar o lixo que denunciaram, pois fiquei curioso e encontrei uns tijolos bons, dois galhos de limoeiro e um criado mudo em bom estado. Tanta polêmica por isso? Se algum catador passar por lá, só fica os dois galhos do limoeiro. Qta polêmica por nada. A Vila Paraná está como sempre esteve, apenas um pouco mais organizada, pois as ruas estão melhores e alguns pontos o mato está bem aparado. Gazeta pesquise antes de publicar asneiras como esta que só tem fim político.

    • Morador da Vila Paraná

      Odeio Idiotas, nome bem elaborado, deve ser isso que pensa toda vez que se olha no espelho… idiota, voce foi passear la na vila e ficou la por quanto tempo, nem uma hora dúvido eu! sabe quantos anos essa situação ocorre? Não é pela quantidade mas pela falta de respeito que os porcalhões tem de insistir em jogar lixo na rua, e ja que gostou dos tijolos quebrados e do criado mudo que pra vc esta em bom estado(deve ter sérios problemas de visão, bom estado nem nós que moramos la não aceitariamos ter aquele lixo em casa, olha qnta chuva e tempo ja pegou,otario)leva pra sua casa ou deixa seu endereço e telefone la no terreno que quando eles verem com certeza levarão até voce! varios catadores passam por ali e engraçado nenhum deles pegou, eles são catadores de reciclavel, não de entulhos! E não é pq vivem disso que tem que pegar tudo que os outros jogam fora.
      E qnto a iluminação,? Ah vc deve ter passado de dia néh, ai não tem como ver mesmo, passa lá a pé, espero que seja num dia que os usuarios, e mal intencionados estejam la.
      Eo motivo de gerar tanta polemica não foi somente a vila, se voce for ver bem as reclamações tem outras proporções, o povo até que guarda bem suas opniões mas chega uma hora que cansa, gostaria que le-se com atençao, se é que sabe fazer isso e veja que não a asneira a qaul vc se refere não tem fim politico coisa alguma, pois eu mesma relatei que votei em um dos vereadores que esta la, e o prefeito com esperança que as coisas fossem melhores,e as pessoas que se candidatam a cargos como esse se não aceitam criticas não deveriam se candidatar, pq criticas sempre vão haver, para o bem para o mal, vai do candidato saber usar para sua construção e evolução. Desde quando notícia é asneira, ao que eu saiba no jornal se publicam noticias e esse é o ESPAÇO NOTICIAS DO LEITOR,eles são apenas um vinculo de comunicação e desempenham muito bem sua função, saiba primeiro antes de falar qualquer coisa, e para finalizar depois de tudo que voce escreveu aí: O único asno idiota que temos aqui é voce!

      • Fabio

        Mas barranco de rio é assim mesmo….

  6. Atento

    Pelo que eu li na Gazeta, nas idas a Brasília o prefeito já trouxe quase Hum milhão e meio em ônibus para transporte público gratuito de nossos estudantes. Se for assim, que continue indo sempre.

    • Analista

      mesmo sem ele ir pra brasilia esses ônibus viriam, por força de convênio.
      que tal ele pedir nessas viagens lá em brasilia um hospital, uma maternidade, remédios para a farmácia básica do SUS e médicos ?

      • Atento

        Huá huá… essa oposição de Rio Negro é uma piada, por isso que nem vereadores tem.
        Continue trazendo ônibus e muito dinheiro pra terrinha nosso prefeito.

        • Analista

          Rio Negro não tem oposição. só tem vereadores que fazem tudo o que o prefeito quer, em troca de emprego na prefeitura para suas esposas e parentes, vide o presidente da câmara, a assessora de imprensa da prefeitura…..

          Como um presidente da câmara de vereadores vai fiscalizar de verdade a a prefeitura se a esposa dele é secretária do município ?

          Em Mafra estão falando de nepostismo, mas e em Rio Negro que a esposa do prefeito foi secretária municipal durante 8 anos ?

        • André Martins

          Muito dinheiro ?
          Onde tá ?
          Não vejo dinheiro, mas vejo que o hospital quebrou
          a maternidade fechou, o prefeito foi pedir emprestada a maternidade de outra cidade,
          vejo que Rio Negro não tem médicos,
          vejo que Rio Negro só tem uma empresa- Souza Cruz,
          vejo que Rio Negro paga salário mínimo pra 70% dos funcionários públicos,
          vejo que em Rio Negro existe nepotismo cruzado, v
          ejo que Rio Negro não tem portal da transparência – ninguém sabe quanto se arrecada e quanto se gasta..

          é isso o que eu vejo em Rio Negro.

      • Odeio petista

        Talvez o prefeito de RN traga remédios, ajuda para o hospital e muito mais, qdo o governo do PT em Brasília parar de roubar e de desviar dinheiro público fazendo estádio pra Copa. Deixe de ser idiota analista de Bagé ou seria de Pelotas.

        • Analista

          Vc não odeia petista, vc odeia a democracia. E felizmente a democracia ainda é o que vale por aqui. E vai se conformando, pois o melhor presidente que o Brasil já teve, LULA, vai voltar em 2015. A voz do povo é a voz de deus.

  7. Agitador

    Oi pessoal vamos fazer o prefeito mudar o rio de lugar aí a V.Paraná vira um paraíso…
    Por enquanto a cada enchente vai ser gritaria.
    Vamos mudar o rio de local!
    Vale para a V. Paraiso tb.
    Em Mafra vamos mudar o rio na V. Argentina e Ferroviária
    Tenham a Santa paciência!

    • P.Q.P

      É tenha santa paciencia pra aguentar a sua ignorancia, comentário inútil!

  8. Morador da Vila Paraná

    Primeiramente gostaria de agradecer o espaço que o jornal abriu para essa noticia, e dizer que esse foi um meio que achamos de levar o acontecimento a todos, pois como o jornal é bem quisto pela populaçao talvez nos traga alguma solução.
    Depois de ver vários comentários abaixo referente a publicação, gostaria de expressar a minha visão…tentarei sintetizar, talvez esqueça algumas coisas,talvez repita outras,então… em relação aos vereadores, secretários, eu ja vi varios prometendo coisas que se quer foram para o papel, teve até vereador eleito na eleição passada morador da própria vila(não sei como que foi eleito) que na enchente passada teve que sair de sua residencia, mas que simplesmente quando assumiu a posse de seu cargo não fez nada para defender a vila onde morava, sei que seu cargo não tem muito poder e muitos nesse momento estão pensando, o prefeito é quem manda e desmanda, mas se fosse assim pra que precisaria eleger vereadores então? Eles são os representantes da populaçaõ eles tbm tem a função de ver o que esta na precariedade, repassar ao prefeito que muitas vezes só ve o centro ou o seu próprio umbigo,e fazer projetos e pressão para que se cumpram.
    O prefeito sorri nas fotos não pela consciencia limpa, mas sim pq tem uma casa instalada num lugar seguro, dorme e acorda em uma casa com ótimas condições, sem umidade, infiltrações,num lugar seguro, vai e volta de carro sem ter que se preocupar, pois não esta a pé então não precisa se preocupar em sujar os sapatos de barro, ou ter que desviar o matagal que serve de ponto de encontro de mal intencionados(incluo todos os tipos), quando a chuva cai ele não precisa se preocupar pois a casa dele não vai alagar em alguma s horas, a rua dele é limpa, pq é asfaltada, lá moram pessoas de nível médio e alto, e lixo não combina com essa situaçãos. De fato como alguém esta tentado o defender, eu respeito sua opnião e até tentei ver como voce, mas tanta precariedade me deixou cega,e até hoje ninguém viu a cara dele nem uma vez nesse tempo que assumiu o poder, não sei, se é medo,se é nojo, mas se for isso sem problemas é só avisar e subimos o morro até a prefeitura para ter uma explicação, trocar umas ideias… simples assim.
    Todos temos juízo, consciencia e muiiiiiiiiiiiiiiiita vontade de mudar de lugar, mas não temos verba para comprar uma casa em outro lugar.
    Seria uma ótima troca construir casa onde o pessoas jogam seus lixos ja que é um terreno enorme onde não pega enchente pois é no inicio da rua e baldio onde o dono nunca apareceu, e destruir essas que estão a pouca distancia do rio e perto de banhados, pelo menos seriam 2 problemas a menos.
    O lixo vem dos moradores da rua Bom jesus, a rua de asfalto que cruza a Bom Jesus, que da acesso direto a Arnoldo Bley, outros da Rua Mathias Augusto Bohn, e tem muitos outros que jogam a noite, fazendo surpresas desagradaveis pela manhã, os nomes não serão divulgados, pois esperamos que os índividuos que fazem essa pratica, façam uma reflexão: E se voce comigo? e vejam as consequencias de suas ações, caso isso não ocorra, e a situaçaõ continue, não nos responsabilizamos pelas próximas publicações e atitudes.
    Não queremos viver no esquecimento da prefeitura, nem na lembrança da vila do lixão, queremos ser respeitados como qualquer cidadão rionegrense, e ter condições básicas de sobrevivencia, pois não somos diferentes de ninguém.

    • Pedro Neto

      Aliás, falando em terrenos abandonados, sabiam que É OBRIGAÇÂO DA PREFEITURA cobrar que o proprietário FAÇA USO DO IMÓVEL, sob pena de desapropriação compulsória mediante indenização ???

      E o terreno baldio BEM NO CENTRO DA CIDADE, que serve de depósito de lixo ???? CADE A PREFEITURA ???

      Está na constituição: Imóvel que não cumpra a sua finalidade social pode ser desapropriado. Só em Rio Negro mesmo pra ter tanto terreno baldio abandonado em pleno perímetro urbano.

      AÇÃO POPULAR JÁ !!!!!

  9. Vilância Sanitária

    A prefeitura já fez denúncia ao Ministério Público pelos crimes ambientais. A vigilância sanitária da prefeitura já busca os responsáveis por esses lixos despejados em terrenos baldios, para autuá~los. Já foi acionada a PM sobre o uso de entorpecentes no local. E a empresa responsável pela iluminação pública tb foi cobrada pela falta de iluminação. Vigilância Sanitária de Rio Negro hoje cedo.

  10. Pretinho Basico

    Cerebro Rionegerense, creio que te falta é cerebro mesmo, afinal, há quanto tempo vc mora em Rio Negro? Esses problemas relatados na materia não são de agora, pois eu morava aí na Vila Paraná há 09 anos e sempre foi assim, pessoas inescrupulosas jogando lixo na beira do rio, abandonando animais (cachorros e gatos), pivetes fumando maconha e casais em motelmóvel nas matas ribeirinhas. Não venha voce defender os prefeitos (esse último que entrou há seis meses, já é tempo de ter feito alguma coisa em prol da Vila Paraná mas até agora, nada. Enquanto isso, povo riomafrense, Ó! E viva nós…

  11. Cérebro rionegrense

    Será que o home que mandou as fotos mandou tb o nome de quem joga o lixo nas ruas?
    Paulo Cesar o prefeito assumiu faz seis meses e o hospital e maternidade já estavam quebrados. Não seja hipocrita e mal intencionado. Quer fazer política se candidate e se eleja.

  12. ricardo

    queme que joga o lixo ai mesmo?

  13. Rionegrense de quatro costados

    Rio Negro não é perfeita e tem seus problemas sim há anos Paulo Cesar ou seja quem for. E um deles é o hospital e maternidade que agoniza há anos e que fechou em janeiro, pois estava caínda o teto. Mas pelo menos não vemos dinheiro sendo jogado fora como ocorre em outras cidades. Aqui a prefeitura arrecada pouco, dizem que é menos da metade de Mafra, mas coisas boas acontecem, mas não tudo que queremos, pois é impossível. Se o prefeito sorri nas fotos é pq está com a consciência tranquila, pois está buscando melhorar o município e acredito que fará, pois quase 80% da população confiou nele na eleição ano passado e ele vai procurar não decepcionar essa gente toda. Começou bem, cortou secretários, cargos comissionados e não pois nenhum parente na prefeitura. Acho que está procurando ser um bom prefeito e vai ser.

  14. Jairo Mafra

    Paulo Cesar ainda bem que o prefeito de vcs está atrás de recursos para a cidade indo para Brasília com frequencia. Aqui em Mafra, a coisa é só politicagem e fanfarrice e muitos buracos nas ruas. Vila Paraná na beira do rio ainda tem casas? Prefeito vamos tirar essa gente de lá e denunciar os porcos que espalham lixo pra polícia ambiental.

  15. Julia Maria Rio Negro ex-flagelada

    Sou ex-moradora da V. Paraná e estes locais das fotos a qualquer pequena enchente, alagam. Eu e me minha família tivemos juízo e saímos de lá há algum tempo. Se o prefeito tiver juízo tb, constrói casas e tira aquela gente de lá. Já quanto ao lixo, quanta porquice. Deve ser gente nova morando na Vila, e vieram de algum chiqueiro. Polícia neles!

  16. Paulo Cesar

    Ué, mas Rio Negro não é a cidde perfeita ?
    Vejo toda hora o prefeito sorrindo nas fotos, falando que vai pra Brasília todo mês buscar recursos pra cidade.

    Ele já trouxe tanta coisa, como por exemplo:
    – O fechamento da maternidade, obrigando as gestantes da sua cidade irem pedir favor em outro Estado pros seus filhos poderem nascer.
    – Também conseguiu a quebradeira do hospital, que precisa pedir doação em latinhas no comércio da cidade.
    – Também paga muito bem os funcionários públicos: R$ 1.100,00 pra profissionais de nível superior concursados.
    – E agora deixa a vila paraná do esquecimento.

    Vai ver ninguém fala pro prefeito dessas coisas, ou ele está sempre em viagem e não tem tempo pra isso.
    Falando nisso, cadê os secretários municipais e vereadores de Rio Negro ? Só aparecem pra receber o salário ?

    Enfim, Rio Negro está perfeita e o prefeito sempre sorrindo nas fotos, até quando pede emprestada a maternidade de outro Estado…

  17. P.Q.P

    Olha que discrimanação hein… flagelados, quem voce pensa que é pra julgar moradores com esse termo? Alias todos que usam esse termo, sabem ao menos oq significa?

  18. Morador da Vila Paraná

    Olha só, eu não sou a mesma pessoa que o moço que voce citou, inclusive nem o conheço, mas acho que seria util pois temos visões parecidas. Não sendo a mesma pessoa ja deve saber que a situação esta realmente complicada pois as reclamações são as mesmas que fazem até voce confundir quem são as pessoas… EU nunca vi o prefeito la pela vila,talvez pq eu passo o dia todo trabalhando e não queremos ele só qndo da “enchente”, me desculpe mas algo esta errado pq eu desconheço o projeto de pagar valor mensal para se ter uma casa, isso foi oferecido só pra quem estava no XV? E onde serão essas casas la depois do colégio agricola como outras que foram feitas alguns anos atras fazendo com que alguns moradores voltassem de tão longe que é? Bom se puder me explicar Sr. Secretário, fico no aguardo, ja que se mostrou indignado por trazermos a noticia á tona.Da minha parte não menti nenhum momento, todas minhas pavras foram sinceras e espontaneas, até mesmo porque eu votei no dignissimo prefeito com a esperança das coisas serem melhores, boom mas bem diz o ditado a esperança é a ultima que morre!

  19. Paulo Cesar

    Olá Sr. secretário !!!

    Que bom vê-lo trabalhando !!

    Que tal a prefeitura desapropriar áreas do perímetro urbano da cidade onde só tem lixo e nesses lugares colocar os moradores que sofrem com as enchentes ?

    Apliquem a lei !

  20. Morador da Vila Paraná

    Apoiadissimo Paulo César! Apliquem a lei! Aí sim compensa pagar R$ 50,00 ou R$ 80,00 por mes.

  21. Odeio idiotas

    Boa idéia, manda o dinheiro Paulão!

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.