Pela honra de seus ancestrais

Publicado por Click Riomafra - 15/11/2015 - 11h33

Por Maria Suzete Neumann
Rio Negro, PR

A cidade comemora hoje 145 anos. Às nove horas da manhã já havia gente na fila desta creche. Nas outras creches municipais eu não sei. O povo que vive no “seio da querida Rio Negro” levanta cedo, mas não é para comemorar nem para aproveitar a fina, fria e agradável garoa de primavera nesta manhã de domingo. Muitas dessas pessoas “ordeiras e felizes” vão acampar ordeiramente como canta seu hino, em filas diante das creches. Lutam por uma vaga para que seus filhos cresçam “na pujança do bravo Rio Negro“. Neste caso esqueçam o rio que já nem sabe o que é pujança e muito menos água. O objetivo dos pais “que têm fé e amor ao trabalho” é preservar valorizar e conservar a “candura de um riso infantil,” como prelúdio de fé e esperança no hoje de um grandioso Brasil, porque se esse hino foi escrito em 1896 o futuro desses bravos ancestrais é hoje. Por isso os pais estão nas filas: precisam, querem e têm o direito de trabalhar enquanto seus filhos estão seguros nas creches e nas escolas infantis.

– Certo? – Errado!

Essas filas não seriam necessárias se a administração de Rio Negro olhasse para frente, para o que falta fazer. Olhar para trás não constrói. Se foi bem feito não é mais do que sua obrigação. Se foi mal feito é oportunidade de consertar. Aos munícipes cabe aprovar ou não aprovar nas urnas.

Neste futuro pela “honra dos seus ancestrais” qualquer aplicativo de celular desenvolvido por um adolescente criativo e dedicado à tecnologia da informação resolveria esse problema com muito pouco investimento. Desta forma, mesmo com tecnologias antigas, simples soluções poderiam ser adotadas:

1) Os pais ligam, informam residência, idade da criança e ponto.

2) A escola liga aos pais oferecendo ou confirmando as matrículas.

3) A Secretaria da Educação, conectada em tempo real com as secretarias de saúde, (pré-natal culmina com vaga na creche) com os cartórios e maternidade de RIO NEGRO (Que pena! Não temos! Não nasce rionegrense há algum tempo. Então esquece tudo manda as crianças para a cidade de onde vieram; Mafra, Campo Largo, Quitandinha, Mandirituba…) elabora um plano gestor para ontem.

4) Os pais podem fazer a matrícula pelos sites da escola ou da Secretaria da Educação com links com a administração do município respeitando-se um raio de abrangência.

5) Esta é a sugestão mais importante: TODAS as empresas escolas e instituições devem oferecer uma creche aos filhos de seus funcionários. Esse benefício retorna em descontos nos impostos para as empresas. Se forem poucos funcionários, duas ou mais empresas podem se associar e oferecer a melhor creche para manter a candura de um riso infantil, prelúdio de fé e esperança no presente de um grandioso Brasil.
Não é utopia. É dignidade.

Na pujança do bravo Rio Negro, Na candura de um riso infantil,
És prelúdio de fé e esperança No amanhã de um grandioso Brasil

Oh! Rio Negro, singela e formosa. És a ternura de um botão de rosa.

Em teu seio, querida Rio Negro, Vive um povo ordeiro e feliz.”

Autor dos versos do Hino de Rio Negro – Cláudio Alvim Barbosa

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=457

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.