
Quinze mulheres da comunidade da Cachoeira do Ipanema, no municÃpio de Quitandinha, receberam na última semana os certificados de conclusão do Curso de Horta Orgânica, este realizado por meio da Secretaria de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
InstruÃdos por Edson Brum, do SENAR, os alunos aprenderam durante o curso técnicas de plantio em canteiro, eliminação de pragas e bichos de forma natural sem a utilização de agrotóxico ou qualquer outro tipo de veneno, além da produção de esterco com a utilização de folhas e cascas de verduras através da compostagem.
O curso incluiu ainda, segundo a assistente social Terezinha Meres, o acompanhamento em grupo do desenvolvimento da horta, a qual servirá de alimentação para os alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, o PETI, daquela comunidade. Atualmente 60 crianças e adolescentes com idade entre 7 a 15 anos são atendidas pela instituição.
“Esse curso visa resgatarmos o costume saudável que tinham os nossos avós, que é o de mantermos em nossas casas uma horta e um pomar para alimentação da famÃlia e sem a utilização de agrotóxicosâ€, explicou Terezinha.
A coordenadora da unidade do PETI, Inês Rodrigues Colaço, também aproveita a horta como atividade educacional. “Ensinamos os alunos a cuidar da horta e mostrar a elas a importância de uma alimentação saudávelâ€, disse ela.
O curso, promovido pela Prefeitura de Quitandinha, tem como objetivo capacitar pessoas cadastradas no Bolsa FamÃlia para a geração de renda alternativa.
Os interessados em participar dos cursos oferecidos pela prefeitura devem procurar no Centro de Referência de Assistência Social de Quitandinha, o CRAS, localizado na rua da Independência, número 156, e preencheram a ficha de inscrição. As vagas são limitadas. Informações pelo telefone (41) 3623-2138, com Carmem Rocha ou Andrea Czarneski.
