
Representantes da Autopista Planalto Sul, concessionária que administra o trecho da BR-116 entre Curitiba e a divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estiveram nesta última quinta-feira (9), em Quitandinha, para uma reunião com o prefeito Neco Prado.
O encontro foi em resposta aos ofícios expedidos pela Prefeitura de Quitandinha, que comunicavam tanto a necessidade de melhorias antes dos acidentes, como também o protesto que aconteceu ontem no quilômetro 168.
A mobilização foi o sinal de revolta dos moradores das comunidades daquela região que agora cobram melhorias imediatas neste trecho que liga os municípios de Quitandinha e Campo do Tenente. Somente neste ano foram duas mortes, além de diversos outros acidentes.
Neste trecho, que fica em um ponto alto, os moradores do interior precisam atravessar a rodovia para se deslocarem até suas casas, mas acabam se deparando com o auto fluxo que veículos que passam nesse local em alta velocidade. Procurando minimizar os riscos, a população pleiteou na mobilização melhorias urgentes da concessionária.
Em resposta ao protesto, o diretor superintendente da Autopista Planalto Sul, Arthur Vasconcellos Netto, anunciou ao prefeito Neco Prado os investimentos que serão feitos pela concessionária no município nas próximas semanas, em especial no km 168, onde ocorrerá a manifestação.
Neste trecho, segundo Netto, serão investidos em melhorias dos acessos de entra e sai daquela região com as obras nas intersecções, como também nas sinalizações de segurança. “Neste local já houve melhorias de segurança provisórias enquanto aguardávamos o projeto ser aprovado pela Agência Nacional de Transporte Terrestre. O projeto já foi aprovado e vamos dar prioridade nestas melhorias que deverão ser concluídas até o dia 14 de fevereiro de 2011”, anunciou o diretor.
Além desta melhoria, Netto também anunciou melhorias nos quilômetros 159 e 174, que correspondem aos acessos das comunidades do Caí e Ribeirão Vermelho, respectivamente. “Os projetos para estes acessos estão em fase de aprovação e assim que conseguirmos isso, daremos início as obras”, garantiu ele.
Outro ponto discutido e de grande preocupação é o da entrada do município, que fica próximo ao quilômetro 166. Com pouca sinalização e em uma área que o fluxo de veículos é intenso, vários acidentes aconteceram no local, inclusive com vítimas fatais.
Apesar da Autopista Planalto Sul afirmar que não há projetos de melhorias para este trecho, ela não descartou a possibilidade de uma parceria com o município para a criação de um projeto que garanta mais segurança nesta área.
De acordo com o prefeito Neco Prado, a proposta é a construção de marginais nesta área, além da instalação de lombadas eletrônicas com o apoio da concessionária. “A necessidade de investimentos em redutores de velocidade neste local é urgente. O tráfego é intenso e a velocidade dos veículos é muita alta. Com os redutores estaremos minimizando possíveis acidentes e preservando a vida das pessoas”, explicou o prefeito.
Também participaram do encontro o secretário de Administração e Finanças, Cristiano Prado, o secretário de Educação, Emerson Mitsui Karasawa, o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Josias da Rocha, o vereador e presidente da Câmara, Antônio Loir Esconinski, além analista de engenharia da concessionária Marcos Fabrício Dutra e o supervisor de tráfego Wander da Silva.
