
O prefeito de Quitandinha, Márcio Rato, anunciou nesta semana que o municÃpio investirá na construção de mais 20 casas rurais. O investimento foi confirmado na última semana após um encontro com o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Munir Chaowiche.
De acordo com o prefeito, o investimento será feito através do Programa Nacional de Habitação Rural, o PNHR, o qual garantirá, por meio de financiamento, a ampliação da qualidade de vida da população rural com o menor poder aquisitivo. Hoje o municÃpio já dá andamento na construção de outras 15 moradias rurais.
O PNHR, segundo o prefeito Márcio Rato, consiste na construção de unidades habitacionais para famÃlias inseridas na agricultura familiar ou que sejam trabalhadores rurais. “Em nosso municÃpio cerca de 70% da população vive na área rural. Com esse projeto queremos dar mais qualidade de vida para as famÃlias que não têm condições de reformar ou construir uma moradia melhor. Essas são apenas as primeiras 35 moradias liberadas. Porém, vamos dar continuidade neste programa rural em Quitandinhaâ€, avisa o prefeito.
O Programa Nacional de Habitação Rural, segundo o vice-prefeito Marquinho da Acarpa, consiste em três grupos. O primeiro, modelo inicial elaborado pelo municÃpio de Quitandinha, é destinado para famÃlias com renda bruta anual de até R$ 15 mil, por exemplo, é disponibilizado R$ 25 mil para a compra de materiais de construção e custos com a mão de obra para a construção das casas padrões de 52m². Cada contemplado neste grupo dará a contrapartida de R$ 1 mil, estes divididos em quatro parcelas anuais de R$ 250.
Já os outros dois grupos – com famÃlias com renda bruta anual de R$ 15 mil a R$ 30 mil e de R$ 30 mil a R$ 60 mil- mantém os mesmos padrões das residências da Cohapar, porém, os valores anuais de contrapartida das famÃlias são maiores que o primeiro grupo.
Além do prefeito Márcio Rato, também participaram do encontro com o presidente da Cohapar, Munir Chaowiche, os prefeitos de Campo de Tenente, Jorge Quege, de Tijucas do Sul, Altair Gringo, o vice-prefeito de Campo do Tenente, Baby Negrelli, além do deputado estadual Francisco Bührer.
