O Colégio Estadual dr. Caetano Munhoz da Rocha, da Comunidade do Pangaré, em Quitandinha, promoveu a ‘1ª Mostra da Cultura e Identidade’. Neste trabalho, segundo os organizadores, foi promovida uma exposição com fotos antigas e atuais daquela região.
Para tanto, participaram deste trabalho alunos das localidades do Pangaré, Pangaré Velho, Peppes, Lagoa Verde, Cerro Verde, Rio Vermelhinho, Doce Grande, Rio da Várzea, Quicé dos Alves, Cerrinho e Lambari, que com a orientação de alguns professores, trouxeram os materiais históricos das comunidades.
Segundo os professores, a exposição teve como objetivo proporcionar a ampliação do conhecimento sobre a realidade dos alunos. Neste caso, o trabalho visou fazer com que os estudantes dessem maior importância a qualidade de vida do lugar onde vivem, valorizarem as mudanças ocorridas nos últimos anos, suas origens e culturas.
“Os educadores das escolas precisam articular os saberes e a cultura local com a evolução científica e tecnológica, proporcionando assim, um aprendizado significativo e emancipatório, onde todos se envolvam com as questões do campo, fazendo com que os alunos construam sua identidade e autonomia valorizando a cultura do campo”, frisaram os professores.
“Agradecemos os pais, alunos e a comunidade que indiretamente se envolveram na valorização da cultura local da 1ª Mostra da Cultura e Identidade deste colégio”, concluíram os professores, a direção e equipe pedagógica do Colégio Estadual dr. Caetano Munhoz da Rocha.


