
A Prefeitura Municipal da cidade de Quitandinha, através da secretaria de agricultura, vem dando continuidade nos trabalhos de ampliação na rede de água tratada. Somente neste ano já foram ampliados mais de um quilometro de rede nas comunidades de Ferreiras, Moreiras, Engenho Velho e Campina. As obras estão beneficiando mais de 50 pessoas.
De acordo com o secretário de agricultura, Gerson Rogoski, já foram construídos e ampliados, somente na gestão do prefeito Neco Prado, cinco sistemas em todo o município. As obras estão beneficiando centenas de quitandinhenses que hoje dispõe de uma melhor qualidade de vida através do acesso à água tratada.
“Atualmente estamos trabalhando na finalização da ampliação na comunidade de Rio Vermelhinho. Somente nesta comunidade serão mais de 10 quilômetros de ampliação em toda a rede. A obra encontra-se em fase de conclusão, falta apenas colocarmos a caixa d’água e a construção que irá abrigar os equipamentos para o uso do sistema”, destaca.
O prefeito Neco Prado afirma que a meta da Prefeitura Municipal é atingir 100% das residências do município, disponibilizando água tratada para toda a população quitandinhense.
“As ampliações na rede de água tratada é uma prioridade de nossa gestão. Pretendemos até o final de 2012 estarmos disponibilizando este beneficio para toda nossa população. Porém é necessário que tenhamos a contribuição de todas as comunidades para que possamos atingir essa meta o mais breve possível”, relata o prefeito.
Neco ressalta ainda que as obras de ampliações custam caro aos cofres do município, cerda de R$ 200 mil, em média, em cada comunidade atendida. Por isso, a prefeitura busca parceria com a Sanepar e verbas dos governos estaduais e federais, bem como emendas parlamentares de deputados.
“Por este motivo não podemos atender todo o município de uma só vez. É preciso viabilizar parcerias e buscar contribuições junto as esferas estadual e federal. Já temos um projeto que foi elaborado pela secretaria de agricultura que dispõe de mais de 80 quilômetros de ampliação e que irá beneficiar outras comunidades de nosso município. O próximo passo agora é colocar esse projeto em andamento”, explica.
Parceria
O prefeito também salienta que o bom andamento das obras depende da contribuição das lideranças comunitárias. Todos os sistemas são operados por pessoas que residem nas comunidades, os quais também ajudam a zelar pelo patrimônio público que disponibiliza o benefício para as famílias.
“Todas as comunidades estão de parabéns, pois estão contribuindo com o trabalho da prefeitura e, além do mais, estão cuidando e colocando em funcionamento os sistemas. Estamos investindo muito dinheiro nas ampliações destas redes, por isso, é extremamente importante que cada comunidade contribua zelando pelos equipamentos e os trabalhos de ampliação”, finaliza.
