LadrÔes invadem bancos em Quitandinha

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 24/01/2011 - 15h34

Foto: Alexandre Carvalho

O fato ocorreu na madrugada da Ășltima terça-feira por volta das 3h 30. De acordo com a PolĂ­cia Militar cerca de sete homens fortemente armados com uma camioneta cabine dupla arrombaram a AgĂȘncia do Banco do Brasil. A ação foi acompanhada pelo restante da quadrilha que estava em outra camioneta e um veĂ­culo Vectra de cor prata.

ApĂłs quebrarem os vidros da agĂȘncia os ladrĂ”es entraram no banco e conseguiram chegar atĂ© o cofre principal, porĂ©m nĂŁo conseguiram levar o mesmo devido ao seu peso.

Como os bandidos nĂŁo conseguiram carregar o cofre do Banco do Brasil, eles tambĂ©m decidiram invadir a agĂȘncia do Banco ItaĂș, situado a aproximadamente 30 metros da outra agĂȘncia bancaria. Os ladrĂ”es tambĂ©m quebraram os vidros e entraram na segunda agĂȘncia. Nesta segunda tentativa os bandidos conseguiram levar um cofre da agĂȘncia onde estavam as armas e coletes a prova de bala dos seguranças do banco.

Para evitar a presença dos policiais que estavam de plantĂŁo. Os ladrĂ”es colocaram pedaços de madeiras com vĂĄrios pregos para perfurarem os pneus da viatura. A policia estĂĄ investigando as tentativas de assalto e nĂŁo descarta a possibilidade delas terem sido praticadas pela mesma quadrilha que roubou um caixa eletrĂŽnico do Bando do Brasil na cidade de Campo do Tenente, no mĂȘs anterior.

No mĂȘs de dezembro o caixa eletrĂŽnico do Banco do Brasil situado no municĂ­pio de Campo do Tenente, foi arrancado com uma camioneta modelo F-4000 do interior da agĂȘncia bancaria. A força exercida pelo veĂ­culo causou um grande estrago na agĂȘncia que suspendeu o atendimento apĂłs o ocorrido.

Em Campo do Tenente os ladrĂ”es “pintaram e bordaram”. ApĂłs despistar os policiais para uma localidade situada no interior do municĂ­pio, eles ainda trancaram pontes rurais com correntes para dificultar a volta da viatura para o centro da cidade, onde estava situado o caixa eletrĂŽnico que foi roubado sem dificuldade.

Em Quitandinha nĂŁo foi diferente. Na manhĂŁ de quarta-feira era possĂ­vel observar o grande estrago causado pelo arrombamento. As portas de vidros das agĂȘncias estavam estilhaçadas ao chĂŁo.

A semana foi bastante movimentada no município. Na manhã de quarta-feira oficiais de uma empresa de segurança privada estiveram nos locais dos crimes para coletar pistas e as imagens dos circuitos internos de segurança, no intuito de identificar os criminosos.

Falta de efetivo policial

Os assaltos deixaram as cidades da Associação dos Municípios da Região Suleste do Paranå (Amsulep), em estado de alerta. Teme-se que este tipo de ação volte a acontecer em outras cidades e muitos moradores estão com medo.

Os fatos tambĂ©m revelam a ineficĂĄcia no sistema de segurança pĂșblica em toda a regiĂŁo. Como abordamos nas ediçÔes anteriores do jornal A Folha, a falta de segurança foi um assunto discutido entre os prefeitos da regiĂŁo no Ășltimo encontro da Amsulep, realizado em PiĂȘn, em dezembro.

A falta de efetivo policial Ă© a principal falha na opiniĂŁo dos prefeitos. Em grande parte das cidades da Amsulep, como PiĂȘn, Quitandinha e Campo do Tenente, apenas dois policiais fazem os plantĂ”es e tendem a atender toda a população.

Esse assunto sem dĂșvida voltarĂĄ a ser discutido pelos prefeitos e marcarĂĄ um dos principais desafios para os municĂ­pios e a nova administração do Governo do Estado, que Ă© responsĂĄvel pela questĂŁo da segurança pĂșblica nos municĂ­pios.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.