
O 1º Curso do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o PNAIC teve seu seminário de encerramento na última semana.
De fevereiro a novembro, todos os professores do 1º, 2º e 3º anos da rede municipal de ensino de Quitandinha, participaram deste curso, onde realizaram estudos, debates e atividades sobre alfabetização e letramento. Os trabalhos, foram acompanhados pelas orientadoras do curso Maria Vandeli Hopata Lucini e Michelly Mileny Czarneski.
De acordo com Maria Janete Iargas, coordenadora do PNAIC no município, o curso possibilitou que através destes encontros houvesse também a troca de experiências, contribuindo assim em uma melhorar prática em sala de aula. “O resultado dessas novas práticas já é visível, pois houve a melhora do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em sala. Os professores e as orientadoras estão de parabéns pelo esforço e dedicação neste curso”, concluiu ela.
PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Para tanto, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita, o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos, a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos, entre outras.
