Recanto do Artesão pretende ampliar atividades no município de Quitandinha

Publicado por Gazeta de Quitandinha e Campo do Tenente - 30/05/2015 - 11h00

Com a proposta inovadora de economia solidária, onde todos trabalham sem querer levar vantagem e compartilham com união os resultados, o Recanto do Artesão, que hoje funciona em Quitandinha, município da região metropolitana, pretende ampliar as suas atividades na cidade.

Há mais de sete anos Jaime Antônio Piloni iniciou os trabalhos de artesão no município. Oriundo de Curitiba, entre as atividades exercidas por ele estava o de capacitar jovens com idade entre 16 e 18 anos através do programa ProJovem Adolescente. A ideia dele era repassar a essência desta profissão para os jovens assistidos pelo programa de inclusão social.

De lá para cá, mais de 50 jovens foram atendidos e, segundo ele, alguns até mesmo se tornaram profissionais. Agora, de acordo com Piloni, o objetivo é ainda maior: tornar jovens nos mais novos empreendedores no município.

Ele pretende tornar o Recanto do Artesão em uma empresa maior e inovadora onde os jovens dividirão os serviços, lucros e despesas, por meio de cotas. Para tanto, Piloni busca jovens empreendedores que desejam aprender a profissão, capacitá-los e, posteriormente, ingressá-los no ramo. “Nosso objetivo é buscar jovens para essas oficinas que atendam à questão social, porém, com objetivo de empreendedorismo. Queremos formar um grupo onde todos se respeitem e, principalmente, que possam se dar bem na vida”, afirmou o artesão.

E um destes jovens propensos a participar deste projeto é Jonas Josué da Silva, hoje com 22 anos. Ele é um dos remanescentes do ProJovem do município e há mais de cinco meses já trabalha com Piloni na empresa.

Para essa proposta, porém, Piloni sabe que o atual espaço do Recanto do Artesão que funciona na rodovia BR-116, KM 163, em frente à Cooperativa Mista Bom Jesus,   é pequeno. “Estamos formalizando a empresa no município e vamos procurar um espaço maior para podermos colocar em prática este projeto”, revelou.

Enquanto isso, Piloni deixa em exposição os objetos confeccionados por ele. Podem ser encontrados no Recanto do Artesão gamelas, móveis rústicos, placas entalhadas, adegas, esculturas, entalhes em madeira, mesas, cadeiras, pilão rústico, entre outros. Os preços, segundo ele, também são acessíveis. “A maioria dos nossos clientes é de Curitiba, pois aqui acabam encontrando objetos e móveis até pela metade do preço que na capital”, avisou. Um exemplo disto, segundo ele, é o conjunto com dois bancos e uma mesa de centro com madeira tratada, que hoje custa R$ 790 reais.

Os interessados em participar neste ramo e futuramente se tornarem empreendedores devem procurar a assistente social Terezinhas Meres, que atende no Centro de Referencia Assistência Social, o CRAS. O órgão esta localizado na rua da Independência, número 156. Outras informações pelo telefone 3623-2138.

ois bancos e uma mesa de centro com madeira tratada custa R$ 790 reais

Jaime Piloni

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Fabio Augusto Sampaio Piloni

    Orgulho de ser neto dele :D

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.