O secretário Municipal da Saúde, Daniel de Andrade, encaminhou à 2ª Regional da Saúde, os números referentes à campanha de vacinação contra a gripe em Quitandinha.
De acordo com o relatório oficializado (no período compreendido entre 25 de março a 13 de maio) compareceram aos mini- postos de saúde do interior e na Unidade de Saúde da sede, trezentas e onze crianças de seis meses a dois anos de idade; cento e vinte e cinco gestantes; mil quinhentos e sessenta e oito idosos, além de cento e cinqüenta trabalhadores da área da saúde pública.
O percentual de imunizados contra a gripe chegou a 81,68%.
HANSENÍASE
Por outro lado, a Campanha contra a hanseníase, levada a efeito em todo o Paraná, tem sequência normal. Em caso de sintomas da doença é obrigação da pessoa procurar uma unidade de saúde.
A Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa. Não se trata de doença hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infestada. Alguns dos sintomas da doença: sensação de formigamento; fisgadas ou dormência na ponta dos dedos; manchas brancas ou avermelhadas; a perda de sensibilidade ao calor, ao frio, ao tato e à dor em partes do corpo e ainda, a diminuição da força muscular, como por exemplo, a dificuldade em segurar objetos.
Há tratamento para essa doença- a hanseníase-, o tratamento é gratuito e realizado nas unidades de saúde do município.
Em caso de dúvida você deve procurar informações junto a Unidade de Saúde ou mini postos, o alerta é feito pela enfermeira Arlete Sendeski, da vigilância sanitária, setor de epidemiologia, de Quitandinha.
