Mafra recebe Plano de Reforma da Educação através do Governo do Estado

Publicado por Gazeta de Riomafra - 06/04/2012 - 10h54

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Wellington Bielecki, este evento representa a preocupação do Estado em apresentar os novos programas e colher sugestões para melhoria da Educação catarinense.

 

Mais de 200 pessoas envolvidos coma Educação participaram do evento.

Nesta quarta-feira (4), no salão nobre da Escola de Educação Básica Santo Antônio, em Mafra, o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, reuniu cerca de 200 gestores, professores, supervisores, integradores, diretores, assistentes técnicos pedagógicos e representantes das Associações de Pais e Professores na apresentação do Plano de Reforma da Educação no Estado.

A reunião de trabalho contou com a presença dos secretários do Desenvolvimento Regional de Mafra, Wellington Roberto Bielecki, e de Canoinhas Argos José Burgardt além dos gerentes de Educação de Mafra, Alcione Teresinha Hinke e de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin.

O prefeito em exercício de Mafra, Paulo Sérgio Dutra, também esteve presente e destacou a atuação da SDR Mafra no setor da Educação no município. “O secretário Wellington tem feito um trabalho brilhante à frente da SDR, principalmente na educação”, frisou.

O encontro serviu para debater os projetos para melhoria da Educação catarinense. Durante a explanação, Deschamps frisou que é necessário fazer educação com o olhar da diversidade e destacou que nem sempre a equipe da Secretaria está sintonizada com as necessidades de cada escola, pois o Estado é diferente em cada região. “A troca de informação com os gestores é de suma importância, que precisam planejar e trabalhar em conjunto. Por este motivo, necessitamos estabelecer laços de confiança e acredito que assim será possível fazer algo diferente”, destaca.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Wellington Bielecki, este evento representa a preocupação do Estado em apresentar os novos programas e colher sugestões para melhoria da Educação catarinense. “A vinda do secretário de Estado da Educação é importante para que o Governo do Estado esteja cada vez mais perto dos gestores da educação, e demonstra a preocupação com as questões do ensino em Santa Catarina” afirmou.

 

Secretário da Educação, Eduardo Deschamps, fala sobre o Plano da Educação 2012.

Deschamps destacou pontos do novo plano que prevê parceria da gestão do ensino fundamental, diversificação do ensino médio, investimentos em infraestrutura escolar além de melhorias tecnológicas como ampliação da velocidade da internet nas escolas. Abordou também temas como melhoria dos indicadores de qualidade destacando revisão do programa de ensino e alfabetização aos seis anos.

No final do evento, foi realizado um debate com os presentes que apresentaram dúvidas, críticas, sugestões e observações como terceirização dos serventes, municipalização da merenda escolar, vigilância nas escolas e uso do uniforme.

Destaques do Plano de Reforma da Educação

Estão previstos no Plano de Reforma da Educação de Santa Catarina: Para o Ensino Fundamental, está prevista entre outras melhorias, a organização do funcionamento de sistemas municipais de ensino e escolas – estabelecer padronização do sistema escolar catarinense. Nas melhorias do Ensino Médio e Profissionalizante, destaca-se a diversificação do ensino médio, com implantação do tempo integral com bolsas de estudo, além de ampliação de vagas técnicas por meio do Pronatec e Pronacampo. Para Melhorias dos Indicadores de Qualidade serão feitas revisões dos programas de ensino, alfabetização aos seis anos e reorganização do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Valorização do Magistério

Será ofertado o Programa de formação continuada; edital de apoio para mestrado e doutorado; concurso de ingresso para quadro; reestruturação da carreira do magistério; reformulação da lei dos Admitidos em Caráter Temporário (ACTs).

Proposta do Governo sobre o Piso Salarial

Elevar os vencimentos abaixo do valor do piso para o valor de R$ 1.451 (já feito para o pagamento de março/2012); realizar o pagamento deste ajuste retroativo a janeiro de 2012 em duas parcelas em julho e setembro de 2012; Reajustar os vencimentos dos níveis superiores em 22,22% sobre a tabela de vencimentos de dezembro de 2011 em três parcelas: 8% em 2012 e o saldo em 2013 e 2014; Dar continuidade às negociações para reestruturação da carreira do magistério (negociações em nível nacional – recursos pré-sal e renegociação das dívidas dos estados).

Compromisso com melhoria na qualidade da educação

Estabelecimento de metas de desempenho nas escolas catarinenses; redução de faltas dos membros do magistério; cumprimento da jornada integral – aulas e atividades – nas escolas; Pacto pela educação.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Paulo César

    bla bla bla … até teto de escola desaba por aqui e ficam com essa falação. Se alguma criança tivesse se machucado todos esses picaretas faladores deveriam ser procesados, aliás, devem ser processados assim mesmo, pois jamais pode se abandonar uma escola ao ponto do teto cair.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.