Bebedouros serão abertos para auxiliar o gado leiteiro

A Prefeitura de Mafra está auxiliando aos produtores de gado na abertura de bebedouros nas propriedades rurais, visando atender ao projeto de melhorias para a agricultura familiar. Segundo declarou o secretário de Agricultura, Omilton Pereira Filho, a iniciativa vai minimizar os problemas enfrentados pelos produtores de leite devido à falta de água para o gado leiteiro, em virtude da estiagem na região. Nesta semana oito agricultores solicitaram ajuda da Secretaria.

A abertura dos bebedouros, solicitado pelos agricultores familiares passa por um laudo técnico do agrônomo pertencente à Secretaria, para ser liberada posteriormente, após esta liberação a abertura é realizada utilizando uma retro escavadeira nos mesmo moldes do programa “Porteira a Dentro”.

O secretário da Agricultura, Omilton Pereira Filho informou que a ação visa o fortalecimento da agricultura familiar e que esses bebedouros são de extrema importância para o produtor, pois armazenam água nos períodos de chuva para ser utilizada nos períodos de estiagem, como o que estamos passando agora. “A agricultura está bem, estamos na fase da colheita, mas o gado leiteiro precisa de água e é isso que o produtor está preocupado”, salientou Omilton. “A nossa força está no campo. Portanto, devemos propiciar meios para que nossos agricultores possam produzir, cada vez mais, produtos com melhor qualidade”, disse.

“Estamos abrindo os bebedouros e vamos investir mais ainda, para que a população tenha um alimento de qualidade e aos agricultores familiares tenham mais dignidade para se fixar no campo”, afirma o secretário.