O prefeito Jango Herbst e os secretários municipais participaram na manhã de terça-feira, 14 de setembro, de uma reunião com o major Sérgio Murilo de Melo, coordenador da 1ª Regional de Defesa Civil do Estado – que atende 11 municípios – onde apresentou o software de gerenciamento de dados por ele desenvolvido e que terá a finalidade de agilizar os trabalhos em casos de desastres naturais e outros que necessitem da ação da Defesa Civil.
O major explicou que o programa contempla uma gama muito grande de informações como dados sobre o município, população, população por bairros, praças, número de escolas e de alunos, hospitais, áreas de risco com coordenadas, entre outros. Ele explicou que esses dados são importantíssimos para agilizar os trabalhos de atendimento dos atingidos. O programa contemplará ainda o cadastro de voluntários e suas habilidades, além das doações recebidas.
Informações nas secretarias
A participação dos secretários foi considerada importante uma vez que serão eles que repassarão todas as informações a serem cadastradas pela Defesa Civil. “80 por cento das informações necessárias estão nas secretarias municipais”, destacou salientando que com os relatórios precisos e completos quem ganha é a comunidade, a Prefeitura e toda a equipe de trabalho da Defesa Civil, com um atendimento mais rápido e eficaz.
O prefeito Jango Herbst falou da importância do programa uma vez que Mafra tem sofrido por várias vezes o drama das enchentes. Ela lembrou que o município está trabalhando para a transferência das famílias moradoras em áreas de risco e de preservação permanente, bem como a revitalização das áreas.
