
Uma antiga reivindicação da comunidade mafrense enfim se tornará realidade; trata-se da pavimentação asfaltica de 7,39km nas vias laterais da BR 116, a partir do km 4,5 com inicio das obras a partir de 2013.
A ACIM já vem promovendo esta solicitação há alguns anos, inclusive buscando apoio de lideranças políticas a nível municipal, estadual e federal, para efetivar este pleito.
A partir de março de 2012 a entidade iniciou um levantamento sócio econômico junto as empresas instaladas naquele trecho. Os estudos mostraram que são aproximadamente 46 empresas instaladas ali, quais geram em torno de 1.500 empregos diretos, 2.500 empregos indiretos, gerando um faturamento de quase 500 milhões ao ano; e neste trecho circulam aproximadamente 1,5 mil veículos diariamente, entre outros importantes dados levantados.
Este estudo gerou um projeto que apresenta a necessidade e viabilidade da pavimentação asfaltica nestas vias laterais. Após a finalização dos trabalhos, a ACIM e UnC reuniram-se com a Autopista Planalto Sul e dialogaram com respeito, cordialidade e responsabilidade para apresentação do projeto, inclusive a Autopista Planalto Sul aproveitou o bom momento para expor todo o plano de exploração da rodovia. Nesta reunião foram orientados a expor o projeto também ao órgão regulador que é a ANTT.
Após muitos tramites, na noite de 19 de dezembro, foi possível realizar a reunião com os empresários lindeiros da BR 116, entre os km 4,5 ao km 10 para apresentar os resultados de todos estes trabalhos.
O engenheiro Marcos Dutra, da Autopista Planalto Sul, apresentou o novo projeto de melhorias para este trecho, qual contempla o aumento de 01 KM total para aproximadamente 07 KM de pavimentação para cada lado da rodovia. Este trecho corresponde ao asfaltamento no sentido norte sul, de um lado, desde o trevo da Maxicar até a Mecânica Sabiá; e de outro lado, desde o mesmo trevo até a Coperalfa.
Os recursos para esta melhoria são provindos de realocações de obras anteriormente previstas no contrato; é uma reorganização para realizações de obras mais necessárias para o desenvolvimento de Mafra; e estas obras não irão impactar no aumento de tarifas aos usuários. O diretor Comercial da Autopista Planalto Sul, Marcos Santana, ainda explica que a empresa executa rigorosamente o contido no contrato de exploração de rodovias, não lhes cabendo fazer alterações sem autorização da ANTT. Foi importante a participação dos empresários neste evento, pois também discutiu-se a possibilidade da implantação de mais algumas melhorias necessárias, no referido trecho.
