
Caminhada na Natureza é uma modalidade dos Esportes Populares não competitivos, podem ser praticados por todos, com o objetivo claro de conhecer nosso meio ambiente para preservar, promover a saúde e estimular a interação entre as pessoas. Através da prática deste esporte, os participantes encontram uma melhor forma de apreciar a natureza, as diversidades e belezas de suas cidades e ainda incentivar o turismo e o conhecimento da história dos pontos onde praticam esse esporte.
A finalidade do esporte é a tão procurada perda de peso, mas não se limita a isso. A oportunidade durante as caminhadas, de encontrar raras belezas em lugares pouco explorados, nos permite sair da rotina do cotidiano, descansar nossa mente e relaxar o corpo. Os trajetos seguem normatizações internacionais feitas pela Internacionaler Volksporter Verbunder (IVV) – Federação Internacional dos Esportes Populares. O interesse dos municÃpios em participar do projeto tem sido crescente. A caminhada é gratuita e muito prazerosa.
Programa de Turismo Rural do Paraná
O turismo deve ser tratado como um instrumento capaz de contribuir, não só para a exploração de atrativos no meio rural, mas também para o fortalecimento da agricultura familiar, proporcionando desenvolvimento que irá reforçar e privilegiar os valores étnicos, econômicos e culturais dos agricultores familiares.
Ciente desta situação, o Governo do Estado do Paraná promulgou no ano de 2006, a Lei Estadual do Turismo Rural na Agricultura Familiar, que conceitua a atividade turÃstica desenvolvida pelos agricultores. No inÃcio de 2007, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e a Secretaria do Turismo (SETU), assinaram um termo de Cooperação Técnica para trabalhar em conjunto na elaboração e execução do Programa de Turismo Rural do Paraná. O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e extensão Rural (EMATER-PR) se insere em âmbito nacional, como parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário, contemplando as atividades do turismo como uma importante estratégia para o desenvolvimento local. Desde 2008, a SEAB juntamente com a EMATER, coordena o Projeto Caminhadas na Natureza no Paraná, com o apoio da “Anda Brasil†(Confederação Brasileira de Caminhadas, Esportes Populares e Inclusão Social), já a “Anda Paraná†destina apoio ao estado.
Rio Negro, de acordo com o prefeito Milton Paizani, em breve estará concretizando o projeto “Caminhadas na Naturezaâ€, para o que todos os esforços vêm sido envidados pelas equipes responsáveis da Prefeitura Municipal.
