Na manhã desta terça-feira, 16, foi confirmada a detecção de um foco de larva do mosquito da dengue no município de Mafra no bairro Faxinal.
A Gerência Regional de Saúde da 25ª SDR informou que todas as medidas necessárias já foram tomadas para o acompanhamento do caso junto à Secretaria Municipal de Saúde de Mafra, com quem se reúne mais uma vez na data de hoje.
O Laboratório de Entomologia do Estado de Santa Catarina enviou o relatório para a Gerência Regional de Saúde de Mafra informando que o foco foi detectado no dia 15, segunda-feira. Assim como no final de 2011, Mafra apresenta mais um foco do Aedes Aegypti.
A área de foco a ser monitorada por um ano, possui um raio de 300m onde a equipe do município fará vistorias em todos os imóveis dentro desta delimitação. Sob a supervisão do Estado a equipe do PCD (Programa de Combate a Dengue) dará orientações aos moradores e trabalhadores da região sobre as medidas de prevenção da dengue.
Além disso, coletará larvas, eliminará depósitos inservíveis e se necessário, irá propor melhorias e tratar depósitos com água que não tenham possibilidade de serem eliminados. “Independentemente das atividades de controle de foco, a rotina do programa de controle da dengue em atender as denúncias e vistoriar as 137 armadilhas distribuídas na área urbana de Mafra”, explicou a gerente de saúde, Joyce Cristina Cavalheiro Hanisch.

Acho pouco provável que façam ou tão pouco acabem com estes insetos, a população não faz a sua parte aí fica dificil. Até nos supermercados esta cheio de pragas, em um mercado aqui do Vila Nova, que tem baratas andando em cima dos alimentos nos balcões e na balança de precisão, imagine la dentro como deve ser, até um rato vimos no estacionamento. o coisa feia por aqui, perdeu um cliente.
vamos agir vigilância sanitária…