Legislativo de Mafra adere ao sistema de gestão pela internet

Publicado por Gazeta de Riomafra - 07/04/2014 - 19h20

A Câmara de Vereadores de Mafra vai migrar o atual sistema de gestão pública para um programa que funciona pela internet. A nova tecnologia, desenvolvida pela empresa IPM, permite o acesso ao software através de redes sem fio, com a utilização de tablets e celulares. O Atende.Net Web, como é chamado o programa, vai integrar todos os setores do legislativo municipal, desde o recursos humanos ao patrimônio, por meio de um cadastro único de informações, e agilizar os processos.

Para a ex-diretora Administrativa da Câmara, Cleidimar Kamienski, a adesão à ferramenta será um passo importante para o órgão para modernizar a Administração. Hoje, o programa utilizado desde 1999 também é da IPM, no entanto, funciona em desktop, com os dados armazenados em servidores físicos na Casa. Isso aumenta os riscos de perdas de informações por sinistros, como roubos, incêndios, entre outros. “O fato de podemos acessar o programa em reuniões fora da Câmara é um grande avanço. Ou seja, quando nós saímos, o serviço não para”, afirma Cleide.

Na versão web do aplicativo de gestão, todas as informações gerenciais são hospedadas em um datacenter da IPM, localizado em Curitiba, que dispõe de um amplo aparato de segurança de dados. A médio e longo prazo, a medida vai gerar economia para a Câmara, já que não serão mais necessários investimentos em infraestrutura física de informática dentro da casa. “É claro que uma novidade gera medo, mas estamos arriscando em um sistema inovador. O desktop hoje é obsoleto”, ressalta a ex-diretora administrativa.

A Câmara de Vereadores de Mafra tem 17 funcionários e dez parlamentares. Destes, quatro serão treinados pela equipe técnica da IPM para operar o novo sistema. Para a população, no programa também trará benefícios, como o Portal da Transparência, acessível pelo site da Câmara, onde o cidadão poderá fiscalizar as ações do legislativo, com informações atualizadas.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.