Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais contou com representação de Mafra

Publicado por Gazeta de Riomafra - 04/06/2014 - 17h52

Na semana de 19 a 22 de maio, um representante de Mafra esteve em Salvador participando do Encontro da Rede Nacional de Colegiados Territoriais  – ENREDENACIONAL. Taline Francieli Rukel foi como representante de órgão governamental do planalto norte de Santa Catarina.

O evento teve como objetivo fortalecer institucionalmente a Rede Nacional de Colegiados Territoriais – RNCT para atuar de forma estratégica no avanço da abordagem territorial na política de desenvolvimento do Brasil Rural e contribuir para a construção da proposta de Sistema Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

Participação

O encontro reuniu participantes de diversas categorias desde agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, indígenas, quilombolas, jovens, representantes do poder público e da sociedade civil, entre outros.  Para Taline, foi possível no evento debater a trajetória da Política Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário no Brasil e perspectivas futuras.

Resultados

No último dia do evento foram apresentados os resultados dos trabalhos em grupo, com as propostas para a construção do Sistema Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (SNDRSS), além de orientações estratégicas para ação futura da Rede Nacional de Colegiados Territoriais. Taline destacou que o no encerramento foi feita a leitura da carta de Salvador. “Foi lida a carta, contando ainda com debate e aprovação do regimento interno da rede Nacional de Colegiados Territoriais”, completou. Ela destacou ainda que “para Mafra e demais municípios que compõem o planalto norte, as políticas públicas desenvolvidas pelo território buscam a superação da pobreza a geração de trabalho e renda no meio rural por meio de estratégias sustentáveis, através da participação social e governamental para integrar as ações entre governo federal, estados e municípios, fundamentais para construção destas estratégias”.

A iniciativa de realização foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) em parceria com a RNTC, IADH-Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano, e com o apoio do Governo do Estado da Bahia.

- Publicidade -

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.