
O município realizou no mês de junho, em Irara, um encontro com o objetivo de debater a certificação de produtos orgânicos. Participaram produtores e alunos do curso de Horticultura Orgânica do Rio Branco I, representantes da Secretaria de Ação Social e do Grupo Rede Ecovida de Agroecologia de São Bento do Sul.
O secretário de Agricultura explanou sobre a importância da certificação e reiterou que o documento irá ampliar a possibilidade de comercialização dos produtos. “Trata-se de um diferencial importante para nossos produtores. Queremos incentivar tanto a documentação como a profissionalização da nossa agricultura”.
Na ocasião o coordenador do Grupo Rede Ecovida de Agroecologia de São Bento do Sul, Teddy Ariel Miranda Santa Cruz, expôs experiências de outros municípios que já conseguiram a certificação destacando os benefícios e o processo.
A coordenadora do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC/BSM, Araci Turchen Makohin, ressaltou a preocupação do município em capacitar o morador da área rural para que este possa continuar no campo com qualidade de vida, prova disso são as turmas de PRONATEC no interior e agora a busca pela certificação. Diante do exposto ficou acertado que os interessados irão procurar a Secretaria de Agricultura e preencher um termo para formalizar o pleito. Uma nova reunião deve ocorrer em breve.
