
Alunos e professores da Escola de Educação Básica Hercilio Buch, da localidade de Bela Vista do Sul estiveram na Câmara de Vereadores na última terça-feira (30), para apresentar aos edis um projeto sobre Acessibilidade.
Acompanhados pelo diretor Norton Teixeira e pela professora Eliana Grunow, os alunos falaram sobre acessibilidade desde a Roma e Grécia antigas, passando por trigonometria e chegando até a prática, onde demonstraram em sua escola, que não possui rampas e acessos compatíveis com as necessidades dos deficientes físicos e cadeirantes.
Os alunos pesquisaram e desenvolveram o projeto durante todo o ano de 2010, não deixando de lado suas atividades escolares. O objetivo e desejo de todos era poder apresentar aos vereadores de Mafra um pouco da realidade dos deficientes físicos. Segundo o diretor Norton, os próprios alunos, com seus recursos, alugaram um ônibus para vir até a Câmara.
Um vereador explicou detalhadamente o funcionamento da Câmara, das sessões ordinárias e de como os projetos chegam para votação e retornam para serem colocados em prática pelo Executivo. O edil também falou sobre a implantação da Câmara Mirim e da importância da participação de alunos e comunidade nas ações do Legislativo.
Os alunos ouviram ainda os vereadores falando das sessões itinerantes como um canal de ligação com as comunidades do interior do município e defendeu a participação da população interiorana. Deixou claro que muitas das ações são pleiteadas pelos vereadores, que acompanham de perto a necessidade do povo, mas que depende do Executivo para execução na prática.
Cada vereador elogiou a iniciativa dos alunos e mostram-se sensibilizados com o projeto apresentado, “de certa forma é um puxão de orelha em nós vereadores”, disse Paulinho Dutra.
Ao final alguns dos alunos fizeram uma bela apresentação musical a todos os presentes.
A Câmara de Vereadores de Mafra parabeniza todos os alunos e professores envolvidos no projeto a agradece a participação!
