Foi aprovado no último dia 24 pela Câmara de Vereadores de Mafra o projeto de lei nº 06/2015, de autoria do legislativo, o qual tem como objetivo denominar o posto de saúde do Distrito de Bela Vista do Sul como “Unidade Básica de Saúde Juventino Haas Petters”.
De acordo com o projeto, o mesmo irá homenagear e reconhecer o empenho e a dedicação que a família Petters tem pela comunidade de Bela Vista do Sul e pelo bem do município. Passados trinta anos do falecimento do senhor Juventino, a mais nova unidade de saúde de Mafra irá prestar esta homenagem, ainda que tardia, a este valoroso cidadão.
Histórico
Juventino Haas Petters nasceu no ano de 1921, em Bela Vista do Sul, e durante sua infância e adolescência ajudou seus pais na agricultura. Aos 18 anos foi para Rio Negro servir no famoso Batalhão de Mauá, e após seu período militar iniciou suas atividades no extinto Departamento de Estradas de Rodagem – DER como operário.
Após desempenhar boas funções foi alçado ao cargo de encarregado, na época chamado de feitor, onde liderava uma equipe de mais de quinze funcionários especializados em drenagem de vias. Nesta época foi um dos responsáveis pela atualização do traçado da estrada Dona Francisca, inclusive participando da pavimentação com brita desta importante serra catarinense.
Na década de 40 casou-se com Magdalena Trafca, também natural do distrito, com quem teve cinco filhos: Margarida, Matilde, Juliantina, Maria Rosa e o caçula José Elírio, popularmente conhecido como Grilo. No início da década de 80, após longos anos como encarregado e responsável por importantes obras na região, Juventino colheu a merecida aposentadoria, voltando para o aconchego do lar.
Veio a falecer em 14 de abril de 1984, no dia de Páscoa daquele ano, deixando viúva, filhos, netos e um ímpar legado de trabalho e retidão, sendo até hoje lembrado pelos seus valorosos trabalhos no distrito de Bela Vista do Sul e também pelas inúmeras amizades que cultivou.

José Elírio (primeiro da esquerda para a direita), filho do homenageado, acompanhado de moradores da Bela Vista do Sul. A foto foi tirada durante a Sessão da Câmara desta terça (24) quando houve a aprovação do projeto de lei
