Universitário constrói carro elétrico

Publicado por Gazeta de Riomafra - 09/09/2015 - 20h06

Após três anos de muito estudo e dedicação, a pesquisa acadêmica torna-se realidade: a construção do primeiro carro elétrico da Universidade do Contestado.

O projeto inédito é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Elétrica do acadêmico e hoje egresso Jardel Eugênio Silva, sob a orientação do professor Luís Eduardo Palomino Bolívar.

Denominado VE Contestado 01, o veículo elétrico tem como diferencial ser ecologicamente correto, ou seja, sem emissão de material poluente. A ideia surgiu há cerca de três anos após uma conversa entre o acadêmico e o professor orientador. Na época, entre muitas dúvidas sobre a temática do TCC surgiu o desafio em lançar um produto energeticamente eficiente e ecologicamente correto: a construção de um carro movido a energia solar.

O esforço valeu a pena. O veículo em pleno funcionamento pode ser visto rodando pelo campus da UnC na Unidade de Marcílio Dias e chama a atenção pelo acabamento e detalhes minuciosamente elaborados pelos pesquisadores. O protótipo teve um custo total aproximado de R$ 17 mil, mas, segundo Jardel, valeu o investimento. “Contei com o apoio e orientação do Grupo de Pesquisa em Energias Alternativas e Renováveis da UnC”.   O VE Contestado 01 tem uma autonomia aproximada de 46 minutos, e atinge uma velocidade máxima de 50 km/h.

Segundo o professor Palomino, o empreendimento tecnológico é inédito, no sentido de ser um veículo com motor a gasolina adaptado para ser 100% elétrico com carga de baterias com energia solar ou energia da tomada residencial 110/220VAC.  A UnC ofereceu a viabilidade tecnológica para a pesquisa, e o projeto integra o Grupo de Pesquisa em Energias Alternativas e Renováveis da Universidade.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão interino, Gabriel Bonetto Bampi, diz que o Contestado 01 é o exemplo prático da evolução da Pesquisa na UnC. “A ideia, a pesquisa e o protótipo foram muito bem planejados e executados”.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. André

    Que legal ! é ecológico !

    Mas só umas perguntinhas…

    As baterias usam o que ? ácido ? ahhh.. que pena..

    E os painéis solares são construídos com o que ? minérios ? ah.. que pena..

    W a energia elétrica é gerada onde ? nas hidrelétricas que geram lagos artificiais destruindo a flora e fauna ? ah.. que pena….

    Parece que não é tão ecológico assim.

    Não inventaram ainda o moto pertétuo.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.