Seminário da Autopista reúne gestores da região

Publicado por Gazeta de Riomafra - 04/11/2015 - 12h00

Buscar estratégias de gestão em meio à crise, este foi o tema do 1º Seminário de Gestão promovido pela Autopista Planalto Sul. O evento realizado na sede da Amplanorte no último dia 27 em Mafra foi destinado a prefeitos de toda a região, secretários, entidades de classe, entre outros.

Duas palestras compuseram o seminário, a primeira apresentada por Laérzio Chiezorin, auditor da receita estadual do Paraná, que mostrou aos presentes um Programa de Gestão dos Municípios, onde além de trazer metodologias de planejamento aos gestores, mostrou “cases” de sucesso de municípios no Brasil e fora e que podem ser implementados com baixo custo e muita eficiência.

Falou sobre o conceito de estimular boas práticas, deu exemplo de um município paranaense onde  Agentes de Trânsito eram colocados em vans escolares, não só com a finalidade de fiscalização, mas principalmente para orientação.

Outro projeto apresentado foi o “Cidade Digital”, do município de Engenheiro Beltrão, que teve o objetivo de alcançar maior desenvolvimento na região, melhorar a economia familiar, o desempenho escolar e oferecer novos meios de comunicação às famílias.

Através de sinal de rádio a iniciativa disponibiliza para a população, internet banda larga com velocidade entre 500 kbytes e cinco megabytes para toda a área do município, incluindo distritos e zona rural. O custo deste projeto é de R$ 5,83 ao ano por habitante.

O outro palestrante da noite foi Eduardo Fernandes, da empresa CEPPE do Brasil, onde o foco foi mostrar o “município em números”, ou seja levantar através de números mostrados aos gestores, as potencialidades de cada município, neste caso, os lindeiros à rodovia BR 116.

O objetivo é trazer mais desenvolvimento econômico, indicadores sociais e economia, tudo isso baseado em três pilares, teoria, indicadores e cases.

A definição dos eixos estratégicos foi outro ponto levantado na palestra, “você só administra aquilo que mede”, ressaltou o palestrante. Para ele é necessário o ajuste do processo para dar resultados.

Na palestra foi possível ver com nitidez a potencialidade dos municípios da região, o que ficou comprovado através dos números. Todos os índices foram apresentados aos gestores de forma a buscar saídas inteligentes em meio à crise.

Para Cesar Sass, superintendente da Autopista Planalto Sul é necessário planejamento no momento de crise. Ele acredita que a BR 116 pode voltar a ser o importante eixo de escoamento que um dia já foi. “Os municípios cresceram, houve um grande desenvolvimento, a rodovia tem plenas condições de receber o grande tráfego, está mais moderna e principalmente mais segura para atender toda esta demanda”, destacou Cesar.

- Publicidade -
01 comentário publicado
  1. Fabiano Luis

    É só duplicar a BR 116 pode voltar a ser o importante eixo de escoamento.

ENVIE UM COMENTÁRIO

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.